Mundo

China confirma 3 mortes por novo coronavírus

ROMA, 20 JAN (ANSA) – A China confirmou que três pessoas já morreram por causa de um novo coronavírus similar ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).   

Os primeiros contágios surgiram na cidade de Wuhan, que contabiliza 136 pessoas contaminadas apenas no último fim de semana, mas o surto já chegou a outras metrópoles, como a capital Pequim, que soma dois casos.   

Até o momento, mais de 200 pessoas contraíram o coronavírus na China, e três morreram. A Coreia do Sul também já detectou a doença em uma mulher chinesa proveniente de Wuhan.   

Os coronavírus são uma família viral que causa infecções respiratórias de leves a graves, como a Sars, que matou cerca de 800 pessoas no início do milênio.   

A variação registrada na China provoca pneumonia e foi batizada como 2019-nCoV, mas outros aspectos do vírus ainda são desconhecidos, a não ser sua semelhança com a Sars.   

O presidente Xi Jinping disse nesta segunda-feira (20) que o surto precisa ser “resolutamente contido”. O país está em alerta por causa do Ano Novo Chinês, que será celebrado em 25 de janeiro, com grandes concentrações de pessoas. O surto teria começado em um mercado de peixes em Wuhan, fechado pelas autoridades em 1º de janeiro. (ANSA)