PEQUIM (Reuters) – A embaixada da China no Reino Unido condenou neste domingo uma visita esta semana de parlamentares britânicos a Taiwan, dizendo que eles insistem em visitar a ilha apesar da forte oposição da China.

O Gabinete Presidencial de Taiwan disse que o grupo de seis legisladores do Grupo Parlamentar Britânico-Taiwanês se reunirá com a presidente Tsai Ing-wen em Taipei na segunda-feira.

A China vê Taiwan governada democraticamente como seu próprio território e vem aumentando a pressão militar, política e econômica para fazer valer essas reivindicações.

Um comunicado da embaixada da China em Londres disse que os legisladores “insistiram em visitar a região de Taiwan na China, apesar da oposição resoluta da China”.

Esta é uma “interferência grosseira nos assuntos internos da China e um grave sinal errado para as forças separatistas de independência de Taiwan”, disse a embaixada.

“Queremos dizer aos políticos britânicos relevantes que qualquer ato que prejudique os interesses da China será combatido vigorosamente pela China”, acrescentou, sem dar mais detalhes.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Taiwan recebe regularmente legisladores estrangeiros visitantes, o que a China rotineiramente condena.

O governo de Taiwan rejeita as reivindicações de soberania da China, dizendo que apenas o povo de Taiwan pode decidir seu futuro.

(Reportagem de Ryan Woo; Reportagem adicional de Ben Blanchard em Taipei; Edição de David Goodman)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias