HONG KONG, 30 DEZ (ANSA) – Um tribunal de Shenzhen, na China, condenou 10 cidadãos de Hong Kong que tentaram fugir da ex-colônia britânica de barco para Taiwan.   

De acordo com a Justiça chinesa, os 10 militantes pró-democracia foram condenados a penas entre sete meses e três anos de prisão por “travessia ilegal da fronteira”.   

Já outras duas pessoas, que possuem 16 e 17 anos de idade, foram mandados de volta a Hong Kong nesta quarta-feira (30).   

Os dois organizadores da tentativa de fuga, Tang Kai-yin e Quinn Moon, foram condenados a dois e três anos de prisão, respectivamente. Já os outros oito cumprirão sete meses de detenção. Além disso, todos precisarão pagar uma multa de cerca de 2,5 mil euros.   

Na segunda-feira (28), a embaixada dos Estados Unidos em Pequim pediu às autoridades chinesas a libertação imediatada dos 12 cidadãos de Hong Kong, mas a China criticou duramente o pedido.   

“A China é governada pela lei e responsabiliza aqueles que violam a lei”, respondeu o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, instando Washington a parar de usar a questão de Hong Kong para interferir em seus assuntos internos.   

(ANSA).