China avalia abrir negociações sobre tarifas com Estados Unidos

PEQUIM, 3 MAI (ANSA) – A China informou nesta sexta-feira (2) que avalia a proposta dos Estados Unidos sobre iniciar uma negociação tarifária.   

De acordo com o Ministério do Comércio de Pequim, “Washington tomou recentemente a iniciativa de abrir o diálogo” e que “a China está avaliando a possibilidade”.   

No entanto, a pasta afirmou em comunicado que “se os EUA quiserem dialogar, devem demonstrar sua sinceridade, estar prontos para corrigir seus erros e cancelar tarifas unilaterais”.   

Essa é a primeira vez que Pequim confirma ter recebido contato dos americanos a respeito de questões comerciais. Até então, o governo de Xi Jinping apenas desmentia as declarações de Donald Trump, que chegou a dizer que os dois países “se falam” todos os dias sobre o assunto.   

Além disso, o republicano também afirmou ter recebido uma ligação do presidente chinês, sem detalhar a data e nem o conteúdo.   

Os dois países estão em guerra tarifária desde o início do atual mandato, quando o governo do republicano anunciou tarifas que chegaram a 245% sobre produtos chineses em território americano. (ANSA).