Comportamento

Chile pede à Venezuela que se responsabilize por cidadãos bloqueados em Santiago

Chile pede à Venezuela que se responsabilize por cidadãos bloqueados em Santiago

Venezuelanos bloqueados no Chile acamparam do lado de fora do consulado de seu país em Santiago em 11 de maio de 2020, enquanto esperavam por uma solução após o fechamento das fronteiras devido à pandemia de coronavírus - AFP

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribera, pediu nesta sexta-feira que a Venezuela assuma a responsabilidade por centenas de venezuelanos acampados diante da sua embaixada em Santiago há pelo menos duas semanas.

Os imigrantes enfrentam chuvas e temperaturas de até 4 graus à espera de ajuda para retornarem a seu país. Ribera se comprometeu a colaborar para que o consulado da Venezuela forneça um avião para transportá-los. Cerca de 250 venezuelanos retornaram há duas semanas.

Com mais de 400.000 pessoas, os venezuelanos formaram a maior colônia de estrangeiros no Chile em seis anos, no contexto de uma onda migratória desencadeada pela crise em seu país.

O Chile abriga 1,5 milhão de imigrantes, quase 10% de sua população, de cerca de 18 milhões de habitantes. Essas comunidades foram especialmente atingidas pela crise social de 18 de outubro e, com a pandemia, muitas ficaram sem trabalho ou moradia.

Peruanos e bolivianos também acamparam do lado de fora de suas representações diplomáticas em Santiago no último mês. Mais de mil bolivianos conseguiram atravessar sua fronteira, fechada para conter o coronavírus desde abril.

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Cerca de 1.200 peruanos bloqueados na cidade de Arica (norte do Chile) vão retornar a seu país, depois que os governos do Chile e do Peru acordaram uma operação para trocar cidadãos a partir desta sexta-feira. Sob este pacto, cerca de 300 chilenos e 86 argentinos poderão atravessar a fronteira peruana, fechada desde março.

Veja também

+ Seu cabelo revela o que você come (e seu nível socioeconômico)

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Gésio Amadeu, o Chefe Chico de Chiquititas, morre após contrair Covid-19

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?