Ainda invicto desde a chegada do técnico Graham Potter, o Chelsea se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões ao vencer nesta terça-feira o Salzburg (2-1) fora de casa enquanto o Milan goleou o Dínamo Zagreb (4 a 0) também como visitante.
Com 10 pontos, os ‘Blues’ não podem mais ser alcançados pela equipe austríaca, terceira colocada, que permanece com 6 pontos. O Milan é o segundo com 7 pontos.
Foi a nona partida consecutiva invicta de Graham Potter – seis vitórias e três empates – desde que assumiu o banco de Stamford Bridge.
O sucessor de Thomas Tuchel, teve sem dúvida os 45 minutos mais brilhantes de sua equipe nesta temporada, em um primeiro tempo em que poderia ter ido para o vestiário com o jogo resolvido.
Mateo Kovacic (23) abriu o placar para os Blues, mas os austríacos empataram por meio de Junior Adamu (49), antes de Kai Havertz (64) marcar o gol da classificação antecipada. Na sexta e última rodada da fase de grupos, na próxima quarta-feira, 2 de novembro, em Stamford Bridge, o Chelsea enfrenta o Dínamo de Zagreb.
Tanto Kovacic quanto Havertz tentaram estufar as redes com belos disparos.
Menos bem sucedido foi o ex-atacante do Arsenal e do Barcelona Pierre-Emerick Aubameyang (32, 45+1, 52), que esbarrou nas excelentes defesas do goleiro Philipp Köhn.
Mas sem uma intervenção salvadora do zagueiro brasileiro Thiago Silva na linha, após um duelo aéreo perdido pelo goleiro Kepa contra o zagueiro Strahinja Pavlovic (69), o Chelsea poderia até ter cedido o empate.
“Estou encantado. Achei uma atuação fantástica dos jogadores, que mostraram muita coragem diante da pressão fora de casa, a intensidade (dos adversários) que levaram perigo, mas acho que controlamos bem e do ponto de vista ofensivo, criamos chances”, disse Potter.
O Milan vai receber o Salzburg em uma posição favorável na última rodada, depois da vitória maiúscula fora de casa sobre o Dínamo Zagreb (4 a 0). Um empate contra os austríacos no estádio San Siro será suficiente para avançar às oitavas.
No ‘quente’ estádio croata, onde o Chelsea sofreu uma derrota por 1 a 0 no início de setembro, os italianos abriram o placar com uma cabeçada do zagueiro Matteo Gabbia (39).
O português Rafael Leão (49), o atacante francês Olivier Giroud de pênalti (59) e depois um gol contra dos croatas (69) fecharam esta importante vitória em um segundo tempo de puro domínio milanês.
Com esta boa reação após as duas derrotas contra o Chelsea (3-0 e 2-0), o Milan aproveitou o revés do Salzburg na terça-feira contra os ‘Blues’ (2-1).
Segundo, com um ponto de vantagem sobre a equipe austríaca (terceira do grupo), o time de Stefano Pioli precisa de apenas um empate no dia 2 de novembro para acompanhar os londrinos nas oitavas de final.
A equipe de Zagreb, eliminada da Liga dos Campeões, ainda pode se classificar em terceiro lugar, e assim entrar na Liga Europa, no caso de uma nova vitória sobre o Chelsea e uma derrota do Salzburg.
obo/alu/hpa/dam/iga/aam