O Chelsea conseguiu cumprir a missão de selar sua classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa ao derrotar o Lille por 2 a 1 nesta quarta-feira na França, após vencer o jogo de ida em Londres por 2 a 0.

O Lille chegou a sonhar com a virada quando abriu o placar com o turco Burak Yilmaz no primeiro tempo, de pênalti, mas o atual campeão europeu mostrou sua força e garantiu a vitória com gols de Christian Pulisic e César Azpilicueta.

No início do jogo, o Lille tentou mostrar que a virada era possível e logo aos 11 minutos Yilmaz teve a primeira chance de gol dos franceses, mas arrematou por cima do gol.

O Chelsea ainda sofreu com a lesão do meia Andreas Christensen aos 30 minutos. Em seguida, o árbitro revisou no VAR um lance de mão dentro da área de Jorginho e marcou pênalti para os donos da casa, convertido por Yilmaz aos 38 minutos.

O Lille precisava de mais um gol para levar o jogo para a prorrogação, mas recebeu uma ducha de água fria logo antes do intervalo, quando Pulisic recebeu belo passe de Jorginho e chutou cruzado para empatar para o Chelsea.

No segundo tempo, o time francês perdeu por lesão o lateral Zeki Çelik e o zagueiro Sven Botman, mas continuou criando chances.

Aos 18 minutos, o português Xeka acertou cabeceio na trave, aproveitando cruzamento de Yilmaz.

Mas o Chelsea selou sua vitória aos 26 minutos com gol de Azpilicueta, que apareceu no segundo pau pela direita para completar cruzamento de Mason Mount.

Foi o suficiente para dar fim a qualquer suspense e garantir a vaga dos ‘Blues’ nas quartas de final, cujos confrontos serão sorteados na próxima sexta-feira.

Pusilic foi o herói do Chelsea contra o Lille, já que também marcou um dos gols da vitória na ida.

A classificação dos ‘Blues’ representa um alívio em meio à complicada situação do clube por conta das sanções aplicadas contra o seu proprietário, o milionário russo Roman Abramovich, por conta da invasão na Ucrânia.

A venda do Chelsea, anunciada por Abramovich, considerado pelo governo britânico como figura próxima do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi bloqueada e os bens do milionário congelados.

Alheios às questões extracampo, os jogadores do Chelsea conseguiram colocar o clube entre os oito melhores da Europa e mantêm vivo o sonho do bicampeonato consecutivo.

Em terceiro no Campeonato Inglês e a 11 pontos do líder Manchester City, a Champions é a grande oportunidade para os ‘Blues’ de levantar um troféu nesta temporada.

Por sua vez, o Lille deixa a principal competição europeia e volta suas atenções para o Campeonato Francês, onde ocupa a 6ª posição, a 7 pontos do Nice (3º), para lutar por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

nb-jed/bvo/dr/cb