O Chelsea conquistou a segunda Liga Europa de sua história ao golear o Arsenal por 4 a 1 nesta quarta-feira em Baku, em uma partida na qual o astro belga Eden Hazard marcou dois gols e que pode ter sido sua última atuação com a camisa dos ‘Blues’.

Após um primeiro tempo sem gols, o Chelsea abriu o placar por meio do francês Olivier Giroud (49), do espanhol Pedro Rodríguez (60) e de Hazard (65, convertendo um pênalti). O Arsenal diminuiu com o nigeriano Alex Iwobi (67), mas a equipe azul decretou a vitória e o título pouco depois, com mais um gol do craque belga (72).

Con este título os ‘Blues’ encerram uma temporada notável em que terminaram na 3ª posição na Premier League e foram vice-campeões da Copa da Liga inglesa, ao perder para o Manchester City nos pênaltis, no jogo que ficou marcado pela recusa do goleiro Kepa Arrizabalaga de ser substituído.

– Gols só no segundo tempo –

Após os primeiros minutos em que as duas equipes se estudaram, o Arsenal começou a assumir a posse de bola e a oferecer mais perigo.

O atacante francês Alexandre Lacazette mostrou boa movimentação e recebia uma boa assistência do jovem Ainsley Maitland-Niles, pela direita.

A primeira chance veio com uma bomba do suíço Granit Xhaka (27) que passou perto do gol do veterano goleiro tcheco Petr Cech.

A equipe comandada pelo técnico Maurizio Sarri reagiu aos poucos, primeiro com um bom disparo do lateral-esquerdo brasileiro Emerson Palmieri dentro da área (33) e depois com um contra-ataque que terminou com a conclusão do francês Olivier Giroud (38), os dois foram defendidos por Cech (33).

No início do segundo tempo Emerson recebeu na entrada da área, levantou a cabeça e cruzou suavemente para Giroud (49), que mandou para o fundo das redes e comemorou discretamente devido a seu passado como ‘gunner’.

O Arsenal partiu então desordenadamente para o ataque. Mas não contava com Eden Hazard que cruzou da esquerda para Pedro marcar o segundo gol do Chelsea (60).

Pouco depois, um pênalti cometido sobre Giroud por Maitland-Niles foi convertido pelo astro belga (65), enganando Cech, que pode ter disputado seu último jogo como profissional.

A torcida do Arsenal chegou a acreditar em uma reação quando Iwobi (67), que havia acabado de entrar, diminuiu com um forte chute de fora da área.

Mas Hazard roubou uma bola ainda no campo do Arsenal, e iniciou um contra-ataque com Giroud que devolveu para o belga concluir para o fundo das redes (72).

– Hazard se despede –

Logo após a partida, o craque falou sobre sua provável saída do Chelsea. “Acho que é um adeus mas no futebol nunca se sabe”, disse ele à BT Sports. “Meu sonho era jogar na Premier League e eu o realizei durante sete anos em um dos maiores clubes. Por isso, talvez seja o momento de novos desafios”.

“Já tomei minha decisão”, acrescentou. “Agora depende do clube. Decidiremos nos próximos dias”.

Com o título, o Chelsea abre espaço em seu salão de troféus para sua segunda Europa League que se junta àquela que conquistou em 2013 vencendo o Benfica, quando era comandado pelo técnico espanhol Rafa Benítez.

Diferente de seus vizinhos ‘Gunners’, o Chelsea conta com uma respeitável galeria de títulos europeus onde também constam uma Liga dos Campeões (2012), 2 Recopas (1971 e 1998) além de uma Supercopa da Europa (1998). O Chelsea venceu as duas finais da Liga Europa que disputou.

Esta contundente derrota põe fim ao inigualável retrospecto do técnico Unai Emery na competição, que ganhou em 2014, 2015 e 2016 quando comandava o Sevilla. Esse triênio abriu as portas do técnico para o Paris Saint-Germain, que buscava um treinador vitorioso em torneios eliminatórios pensando na ‘Champions’.

Dessa forma a maldição em competições europeias continua para o Arsenal, que só conquistou dois títulos continentais: a Recopa de 1994 e a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Copa da Uefa) de 1970.

gh/mcd/mcd/gh/aam