O Liverpool estendeu sua sequência negativa das últimas semanas para a Copa da Inglaterra e foi eliminado nas oitavas pelo Chelsea (2-0), nesta terça-feira em Londres, com gols do brasileiro Willian (13) e Ross Barkley (64).

Os ‘Reds’ somam três derrotas nos últimos quatro jogos. Eles perderam em Madri para o Atlético no jogo de ida das oitavas da Liga dos Campeões (1-0), depois foram derrotados pelo Watford no domingo (3-0), perdendo sua invencibilidade na Premier League, e foram batidos novamente nesta terça-feira. A única vitória nesta série foi a virada de 3 a 2 contra o West Ham.

– Klopp não está preocupado –

O técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, tentou passar tranquilidade após a partida: “Foi um jogo muito intenso, as duas equipes correram muito. Tivemos nossos momentos e chances, mas sabemos que foi um jogo contra o Chelsea. Devemos admitir que nos últimos dois jogos sofremos muitos gols. Mas não estou preocupado com a dinâmica”, garantiu.

Mas em Stamford Bridge, a equipe de Klopp se mostrou insegura e muito vulnerável na defesa, principalmente nos contra-ataques, contra um Chelsea que entrou em campo com vários jogadores pouco utilizados no time titular.

Os ‘Blues’ tampouco chegaram para disputar o duelo em seu melhor momento, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, levando em consideração todas as competições que disputam: contra o Tottenham, no dia 22 de fevereiro.

Mas após uma chance inicial do Liverpool, na qual o goleiro espanhol Kepa Arrizabalaga fez uma grande defesa, o Chelsea foi superior.

Aos 13 minutos, o meia brasileiro Willian soltou uma bomba e o goleiro espanhol Adrian San Miguel, que jogou no lugar de Alisson, não conseguiu segurar.

Kepa, que perdeu sua titularidade na Premier para o argentino Willy Caballero, voltou a brilhar aos 20 minutos, com três defesas diante de Sadio Mané, Divock Origi e Curtis Jones.

– Domínio do Chelsea –

A segunda etapa foi completamente ‘azul’. Aos 62, Mason Mount cobrou uma falta no travessão e logo depois veio o gol que decretou a vitória dos londrinos.

O meia Ross Barkley avançou, se livrou dos marcadores e disparou da entrada da área, para o delírio da torcida no Stamford Bridge.

Completamente perdida, a defesa do Liverpool quase sofreu o terceiro em outra arrancada.

O espanhol Pedro percorreu o meio-campo com a bola nos pés, mas ficou sem força diante da saída de Adrian.

Depois, foi a vez do francês Olivier Giroud, com tudo a seu favor, disparar com força, mas o ex-goleiro do West Ham voltou a defender (74).

Com 22 pontos de vantagem na Premier League sobre o segundo colocado, o Manchester City, o Liverpool tem tudo para levantar seu primeiro campeonato inglês desde 1990. Mas seu desempenho nas últimas semanas piorou muito e chegou a hora de defender seu trono na Champions.

Também se classificaram para as quartas de final o Newcastle, que venceu por 3 a 2 o West Bromwich, da 2ª divisão, fora de casa e o Sheffield United, que precisou da prorrogação para vencer o Reading (também da 2ª divisão) por 2 a 1.

Na segunda-feira, o Arsenal venceu por 2 a 0 o Portsmouth, da terceira divisão. Na quarta-feira, as oitavas continuam, com o Manchester City, que conquistou a Copa da Liga no domingo, visitando o Sheffield Wednesday.

hap/pm/mcd/aam