Depois de ter sido quase vendida para a Boeing e de ver seu mercado de jatos regionais encolher, a Embraer começa a dar sinais de vitalidade e avançar em novos negócios altamente promissores. Um de seus principais focos de desenvolvimento de produtos e serviços, hoje, é a mobilidade urbana, por meio de sua subsidiária Eve Urban Air Mobility, que acaba de fechar dois acordos de grande impacto com parceiros internacionais. O primeiro foi com a americana Halo, líder no mercado de taxi aéreo de helicóptero nos Estados Unidos e no Reino Unido, e prevê a construção de 200 veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL), que começam a ser entregues em 2026. O outro, anunciado segunda-feira, 7, entre a Eve e a Helisul Aviation, um dos maiores operadores de helicópteros da América Latina, envolve a encomenda de 50 eVTOLs a partir do mesmo ano, além da criação de uma estratégia de implantação de sistemas de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Brasil.

FUTURO Veículos leves de pouso e decolagem vertical começarão a voar nas cidades brasileiras dentro de cinco anos (Crédito:Divulgação)

Solução disruptiva

A Embraer ainda divulga poucas informações técnicas sobre o Eve, que está em fase de protótipo com escala reduzida. Segundo a empresa, o design do veículo é simples e intuitivo, centrado no ser humano. É um drone orientado para fazer transporte urbano de pessoas, que combina tecnologias de vários veículos aéreos. O primeiro voo do Eve no simulador de engenharia foi feito em julho de 2020 e um modelo em escala começou a passar por testes na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto em outubro. “Soluções disruptivas de mobilidade aérea urbana podem trazer o mesmo tipo de benefícios que a aviação trouxe para viagens mais longas, tornando-as mais acessíveis, oferecendo aos passageiros mais opções de deslocamento”, disse o presidente da Eve Urban Air Mobility, Andre Stein, no anúncio do acordo com a Helisul. “Nossa parceria nos permite inovar a infraestrutura de táxi aéreo do Brasil, que já é grande, e prepará-la para o futuro do transporte aéreo.” Nos seus acordos, além de fornecer aeronaves, a Eve aproveita a experiência da Embraer e da Atech, outra subsidiária do grupo, no fornecimento de softwares de gerenciamento de tráfego que ajudarão a dimensionar com segurança a nova indústria de UAM.