O meio-campista brasileiro Matheus Fernandes deixou o Barcelona após entrar em campo apenas uma vez com a camisa da equipe catalã. A rescisão do do atleta saiu nesta segunda-feira. O LANCE! relembra a passagem do jogador pelo clube.

Veja o mata-mata da Eurocopa

Barça rescindiu com Matheus Fernandes: relembre jogadores brasileiros que decepcionaram no Barcelona

Contratado em janeiro de 2020 pelo Barcelona, Matheus Fernandes nunca foi anunciado oficialmente pelo clube. O jogador custou um total de 7 milhões de euros para a equipe catalã, que ainda poderia pagar mais 3 milhões em bônus para o Palmeiras.

Logo após a sua chegada, Matheus Fernandes foi emprestado ao Real Valladolid, onde atuou por apenas três partidas até o final da temporada 2019/2020. Pouco aproveitado pela equipe, o jogador não continuou no clube e voltou ao Barcelona.

Em sua volta ao Barcelona, Matheus Fernandes, apesar de enfrentar uma forte concorrência no elenco (Busquets e de Jong foram titulares como volantes, enquanto Pjanic foi banco), não foi emprestado novamente pelo clube, e esperava receber uma chance na equipe blaugrana.

Na temporada 2020/2021, Matheus Fernandes recebeu a sua primeira e única oportunidade de entrar em campo com a camisa do Barcelona. O brasileiro substituiu Pedri na vitória por 4 a 0 sobre o Dinamo de Kiev pela Champions League e jogou por 17 minutos.

Nesta mesma temporada, o meio-campista brasileiro venceu o seu primeiro troféu pelo Barcelona. Mesmo sem atuar por um único minuto da Copa do Rei, Matheus Fernandes teve o seu nome entre os jogadores relacionados para a final contra o Athletic Bilbao.

Apesar de ter contrato com o Barcelona até 2024, o clube optou por rescindir o seu vínculo com o jogador na terça-feira, dia 29 de junho. O jornal espanhol ‘Diario As’ classificou a contratação do brasileiro pela equipe blaugrana como um ‘escândalo’.

Segundo o programa ‘Què T’hi Jugues’, o jogador pretende processar o Barcelona com o intuito de receber o valor integral do seu salário, que tinha validade até 30 de junho de 2024. O programa também afirma que Matheus Fernandes tem opções de atuar na França, na Grécia ou de voltar ao Palmeiras.