MILÃO, 6 FEV (ANSA) – O chefe do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, Giovanni Malagò, afirmou nesta sexta-feira (6), durante a abertura do megaevento esportivo, que a beleza da Itália é um patrimônio de todos.
O gestor, que lidera a Fundação Milano-Cortina, declarou que os Jogos serão uma “edição pioneira” e afirmou nunca ter se sentido tão orgulhoso de ser italiano.
“A beleza italiana não nos pertence; ela nos foi confiada pela história como uma responsabilidade. É mais do que um valor estético, é uma energia”, disse o dirigente.
Malagò também afirmou que o país pretende “escrever uma nova página na história olímpica”, inspirando-se “nos valores que nos unem: excelência, amizade e respeito”.
Já Kirsty Coventry, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), destacou que o espírito olímpico evoca o conceito de humanidade.
“Aqui vocês demonstrarão que a força não se resume à vitória, mas à garra, à coragem e à empatia. Lembrem-se de serem corajosos e gentis. Todos aqui na Itália estão assistindo a vocês, vindos de todas as partes do mundo”, afirmou a dirigente zimbabuana.
Após as declarações de Malagò e Coventry, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, declarou oficialmente abertos os Jogos Olímpicos, sob muitos aplausos do público no estádio San Siro, em Milão. (ANSA).