Chefe de transplantes em Alagoas denuncia precariedade no setor

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Chefe de transplantes em Alagoas denuncia precariedade no setor

Foto fornecida pela Universidade do Alabama de transplante de 30 de setembro de 2021 - Université d'Alabama/AFP
Foto: AFP

O chefe de Transplantes de Fígado em Alagoas, Oscar Ferro, denunciou falta de recursos destinados aos procedimentos de transplante do órgão no Estado. Segundo o médico, os procedimentos que antecedem as cirurgias, assim como a captação de órgãos para os transplantes estão paralisados por falta de verba.

“Neste momento difícil, nossa solidariedade e pensamentos estão com aqueles que estão na fila de espera e suas famílias”, afirmou nas redes sociais.

Outros serviços de saúde oferecidos na rede pública de Alagoas também enfrentam precarização por falta de dinheiro. É o caso da assistência Home Care, o tratamento oncológico e a distribuição de medicamentos para pacientes com HIV. Devido à crise da saúde no Estado, está sendo organizada para esta quarta (11) uma manifestação contra o Governo pela falta de pagamento às empresas que prestam o serviço de Home Care.