Chefe da PF diz que eleição de Trump não influenciará investigações contra Jair Bolsonaro

Chefe da PF diz que eleição de Trump não influenciará investigações contra Jair Bolsonaro

Andrei Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, garantiu que a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos não terá nenhuma influência sobre as atuais investigações contra Jair Bolsonaro (PL).

Em declaração ao jornal “O Globo”, Andrei afirmou que o resultado da votação americana, divulgado nesta quarta-feira, 6, teria “influência zero” nas operações. “O Brasil é um país soberano. A Justiça brasileira é independente e a Polícia Federal trabalha com autonomia investigativa”, disse o diretor.

Apoiadores de Bolsonaro encaram a posse de Trump como uma ação crucial para a defesa do ex-presidente brasileiro. A expectativa era que existisse uma pressão sobre o governo Lula e o poder Judiciário, além da própria polícia federal.

+ Lula parabeniza Trump após vitória nas eleições dos EUA: ‘Desejo sorte e sucesso ao novo governo’

Entre as intimidações esperadas pelos aliados de Bolsonaro, está o pedido para anular vistos de entrada nos EUA de autoridades da PF e do Supremo envolvidas nas investigações. Medidas parecidas já haviam sido promovidas por parlamentares do partido Republicano – legenda política de Trump – mas não foram preservadas pelo governo Biden.

A polícia federal está no processo de finalização das investigações contra Jair Bolsonaro, que, junto a militares e ex-integrantes de seu governo, é acusado de arquitetar uma tentativa de golpe de Estado. Além disso, o ex-presidente já foi indiciado pelo desvio de presentes destinados ao Estado brasileiro e pela falsificação de documentos de vacinação relativos à covid-19.