O chefe da diplomacia japonesa, Yoshimasa Hayashi, iniciou neste sábado (9) uma visita à Ucrânia, informou a embaixada japonesa em Kiev, em uma demonstração de apoio ao país devastado pela guerra.

“O ministro das Relações Exteriores japonês, Yoshimasa Hayashi, chega à Ucrânia”, informou a embaixada no Facebook, publicando um vídeo no qual o chefe da diplomacia é recebido ao chegar a uma estação ferroviária.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão afirmou que Hayashi discutirá os esforços de recuperação e reconstrução com o seu homólogo, Dmitro Kuleba.

Hayashi viaja acompanhado de representantes de empresas japonesas, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

O Japão juntou-se às potências ocidentais na imposição de sanções à Rússia e também forneceu à Ucrânia ajuda financeira e humanitária.

Nesta estratégia, Tóquio também tomou medidas inusitadas para o Japão, como o envio de material defensivo e o acolhimento de refugiados que fogem do conflito.

No entanto, o Japão não forneceu apoio militar porque a sua Constituição, após a Segunda Guerra Mundial, limita a sua capacidade militar a medidas defensivas.

bur-brw/cn/mis/an/aa