Chefe da diplomacia da UE pede que EUA divida o ‘fardo’de armar a Ucrânia

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou nesta terça-feira(15) que os Estados Unidos devem compartilhar o “fardo” de fornecer armas à Ucrânia para manter sua resistência à Rússia.

“Apreciamos o anúncio do presidente [Donald] Trump de enviar mais armas à Ucrânia, embora gostaríamos de compartilhar o fardo”, disse Kallas ao final de uma reunião de chanceleres da UE.

“Os Estados Unidos e a Europa estão trabalhando juntos e, se trabalharmos juntos, isso pode pressionar [Vladimir] Putin a negociar seriamente”, acrescentou.

Trump anunciou na segunda-feira o envio iminente de uma grande quantidade de armas a Kiev através da Otan.

O presidente americano deu à Rússia 50 dias para encerrar a guerra contra a Ucrânia ou enfrentar sanções significativas.

Durante uma visita do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, à Casa Branca, Trump mencionou um acordo pelo qual a aliança compraria armas dos EUA, incluindo baterias antimísseis Patriot, e as forneceria à Ucrânia.

“Bilhões de dólares em equipamentos militares serão comprados dos Estados Unidos, que serão enviados à Otan (…) e rapidamente distribuídos no campo de batalha”, declarou Trump.

Kallas disse nesta terça-feira que “se pagamos por essas armas, é nosso apoio. Portanto, é apoio europeu, e estamos fazendo tudo o que podemos para ajudar a Ucrânia. Portanto, o apelo é para que todos façam o mesmo”, observou.

ahg/mb/jc/aa