Bela Gil é um dos grandes nomes da culinária brasileira. Filha de Gilberto Gil e Flora, a chef virou referência quando o assunto é alimentação natural, abraçou o ativismo ambiental e está pensando em entrar para a política.

“Eu me filei ao PSOL, mas não penso em me candidatar agora. O ambiente político está muito dividido, muito briguento. Não tem conversa, nem diálogo. Meu marido (o designer João Paulo Demasi, o JP) é candidato a vereador por São Paulo. Achei ótimo, precisamos de pessoas que nos representem. Mas, para mim, ainda não chegou a hora”, contou Bela ao jornal O Globo.

A chef e apresentadora falou sobre o seu papel no ativismo ambiental. “Precisamos mudar a forma como nos alimentamos, assim como precisamos mudar a forma como produzimos a comida. Um dia que deixamos de comer carne já faz diferença globalmente. Agora, de que adianta fazer isso se só uma parcela da população tem acesso à comida?”, questionou.

Para ela, a geração da sua filha, Flor, de 12 anos, já terá mais consciência com o meio ambiente. “Vejo muitas crianças e adolescentes adotando uma dieta mais ecológica. Já faz parte da cultura falar de vegetarianismo, de sustentabilidade, de aquecimento global. Minha filha, por exemplo, tem 12 anos e, daqui a pouco, vai menstruar. Para ela não existe outra opção do que usar uma calcinha absorvente ou um absorvente de pano”, relatou.

Porém, Bela reconhece que a menina foi criada em um ambiente natural e que nem todas as crianças têm acesso a essa informação. “Por isso que a educação é importante. Educação ambiental e alimentar deveriam estar no currículo escolar, mas as crianças aprendem muito pelo exemplo. É importante que os filhos vejam isso dentro de casa”, finalizou.