Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

No Brasil, a palavra bolovo pode se referir a dois tipos de petiscos parecidos: um, mais comum em botecos, tem massa de coxinha e um ovo cozido dentro; o outro, encontrado em bares mais arrumadinhos, é uma espécie de almôndega recheada com um ovo de gema mole.

+De bolovo a virado à paulista: veja 10 receitas para celebrar o aniversário de SP
+Bolovo é clássico dos botecos de SP; aprenda a fazer em casa
+Faça em casa bolovo com lentilhas do chef Raphael Despirite

Fora do Brasil, o segundo tipo de bolovo é conhecido como scotch egg (sim, a receita foi inventada na Escócia, mas é bastante popular nos outros países do Reino Unido). E o chef britânico Leigh Evans quebrou o recorde de maior bolovo do mundo na semana passada.

Evans, que trabalha como chef de cozinha da Clarence Court, granja britânica especializada na produção de ovos orgânicos, criou um bolovo com “módicos” 8,3 kg. O principal ingrediente do petisco gigante, claro. foi o ovo – neste caso, um ovo de avestruz de 1,7 kg.

Para envolver o ovo, foi feita uma massa vegetariana com 1 kg de queijo cheddar ralado, 2 kg de farinha de rosca e 5 kg de ervilhas. No total, a receita levou 6 horas para ficar pronta. “Foi a primeira vez que fiz uma receita como essa. Nunca havia cozinhado um prato tão grande em toda a minha vida”, disse Evans.


+ Criador das naves de ‘Star Wars’ morre aos 90 anos
+ Farmacêutica bomba nas redes sociais com receitas rápidas e fáceis
+ Os signos que são almas gêmeas separadas ao nascer
+ Os signos mais mentirosos do zodíaco

“Mas sempre gostei de um desafio e esse foi um que realmente me diverti fazendo. Além disso, não é todo dia que me divirto e ainda por cima quebro um recorde e entro para o Guinness”, disse o chef ao site Fine Dining Lovers.

O recorde, aliás, foi confirmado imediatamente por um fiscal do Guinness Book of Records. Assim que o bolovo ficou pronto, o fiscal pesou o quitute e garantiu o título mundial a Evans.

(*) Da redação da Menu