A inteligência artificial tem transformado a forma como escrevemos e produzimos conteúdo, e o ChatGPT, um dos modelos de linguagem mais avançados da atualidade, é um exemplo dessa evolução.
No entanto, para aproveitar todo o seu potencial, é fundamental estar atento aos possíveis desafios e armadilhas no uso dessa ferramenta.
Conversamos com o especialista André Cia, especialista em inteligência artificial
aplicada ao copywriting e marketing com quase dez anos de carreira.
Para a IstoÉ, o profissional listou os 5 erros mais comuns no ChatGPT. Veja a seguir:
- Não definir o objetivo do texto
O ChatGPT é uma ferramenta poderosa, mas não é capaz de definir o seu objetivo. Antes
de começar a escrever, é importante que você saiba exatamente o que quer alcançar com ele. A dica é utilizar comandos específicos que ajudem a criar o resultado que deseja. Por exemplo: Ao invés de “Quero escrever um artigo”, use “Quero escrever um artigo com até 300 palavras sobre o tema ‘Negócios e Inovação’. Esse artigo deve ter tom formal e o público que deve impactar são empresários. Faça-o interessante. Cite exemplos que um empresário vive durante o texto.
- Não personalizar o texto
Embora o ChatGPT possa gerar textos incrivelmente rápidos, ele não é capaz de
personalizar a mensagem para o público-alvo. É importante que você insira detalhes específicos sobre o seu público para que o texto seja mais direcionado e atraente. Novamente, utilizar comandos específicos para vai ajudar. Continuando o exemplo anterior: “O público que você deve impactar são empresários de pequenas empresas com poucos funcionários e que não fazem marketing”.
- Não revisar o texto gerado pelo ChatGPT
Não confie cegamente no texto gerado pelo ChatGPT. Mesmo que ele seja capaz de gerar
um grande volume de texto rapidamente, é importante que você o revise para garantir que não haja erros de gramática ou ortografia. A sugestão é, após o texto estar pronto, coloque o comando “Obrigado, gostaria agora que você sugerisse 5 pontos de melhoria no texto, apresente como uma lista numerada”. Após as sugestões escolha quais quer implantar e complemente com o comando “use as sugestões 1 e 3 (por exemplo) e deixe ele trabalhar por você.
- Ser “Sem Sal”
O ChatGPT é uma ferramenta poderosa ainda mais se você souber usar. Nós, humanos, usamos sem perceber figuras de linguagem, metáforas, analogias e exemplos para nos expressarmos, e você pode pedir isso para o GPT também. “Reescreva o texto e use gradação e clímax. Coloque também um exemplo de como esse problema pode prejudicar o leitor”. Isso vai temperar o seu material.
- Não ousar
A ferramenta vai permitir que consiga progredir mais rápido e mais fácil em sua jornada, vai ser de extrema utilidade. Então, use-a. Comece como uma pessoa curiosa, faça pequenos testes, leia um pouco mais sobre o assunto e, quando perceber, problemas que levariam horas para resolver, são solucionados em minutos. Crie sua conta, é gratuita.