Por Martin Coulter

LONDRES(Reuters) – O Google publicou um anúncio online no qual seu tão esperado chatbot de inteligência artificial Bard fornece uma resposta imprecisa.

A gigante da tecnologia postou um pequeno vídeo GIF do Bard em ação via Twitter, no qual descreve o chatbot como uma “plataforma para curiosidade” que ajudará a simplificar tópicos complexos.

No anúncio, Bard recebe a pergunta: “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?”

Bard dá várias respostas, incluindo uma sugerindo que o telescópio foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra (os chamados de exoplanetas). Isso é impreciso.

As primeiras fotos de exoplanetas foram tiradas pelo Very Large Telescope (VLT), do European Southern Observatory, em 2004, conforme confirmado pela Nasa.

O erro foi detectado horas antes do Google organizar um evento de lançamento para o Bard em Paris, no qual o executivo sênior Prabhakar Raghavan prometeu que a tecnologia pode ser usada para interação com as informações de maneiras novas.

Raghavan apresentou Bard nesta quarta-feira como o futuro da empresa e disse aos membros da plateia que, ao usar inteligência artificial generativa, “o único limite para a pesquisa será sua imaginação”.

O evento aconteceu um dia depois que a Microsoft revelou planos para integrar seu chatbot de inteligência artificial ChatGPT em seu mecanismo de busca Bing e outros produtos.

O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ170X6-VIEWIMAGE