O monegasco Charles Leclerc venceu neste domingo (20) o Grande Prêmio dos Estados Unidos, com o espanhol Carlos Sainz completando uma dobradinha da Ferrari, enquanto Max Verstappen saiu vitorioso de um polêmico duelo pelo pódio contra seu grande rival no Mundial, Lando Norris.

Verstappen (Red Bull) aumentou assim sua vantagem sobre o britânico da McLaren, que terminou em quarto no Circuito das Américas de Austin (Texas).

Norris chegou à frente do tricampeão mundial, mas seu terceiro lugar lhe foi retirado devido a uma penalidade de cinco segundos por sair da pista para ultrapassá-lo a três voltas do fim.

A decisão foi criticada pela McLaren. “Minha opinião é que a forma como os comissários interferiram em uma bela peça do automobilismo foi inadequada porque os dois carros saíram da pista, então ambos tiveram vantagem”, disse o chefe da equipe, Andrea Stella.

“É uma pena porque nos custou um pódio”, lamentou.

O britânico, que havia largado da pole position, está agora 57 pontos atrás de Verstappen, faltando cinco corridas para o final da temporada enquanto Leclerc ocupa um distante terceiro lugar, com 79.

o argentino Franco Colapinto (Williams) voltou a pontuar ao terminar na décima posição.

O jovem piloto, que largou na décima quinta posição, deu novo exemplo do seu talento numa corrida em que terminou na oitava posição.

“Estou feliz, fizemos um bom trabalho”, comemorou o argentino.

– Norris penalizado –

A corrida de Austin, que contou com a presença de celebridades da música como Sting e do esporte como o recordista mundial do salto com vara Armand Duplantis, era tida como mais um capítulo do confronto direto entre Verstappen e Norris, mas acabou servindo para as Ferraris brilharem.

Leclerc, que largou da quarta posição e assumiu a liderança na primeira curva, venceu Sainz por 8,562 segundos e comemorou a oitava vitória de sua carreira e a terceira deste ano, depois de maio em Mônaco e setembro na Itália.

Foi seu primeiro triunfo nos Estados Unidos, enquanto para a Ferrari foi a primeira dobradinha nos EUA desde 2006.

“Não havia sido um fim de semana fácil até agora. Lutei muito com o carro mas tinha confiança na corrida”, disse Leclerc após a prova.

“Estou muito feliz com o que aconteceu hoje. Uma dobradinha para a equipe, não poderíamos ter sonhado com algo melhor”.

“Foi uma batalha difícil manter (Norris) atrás, mas no final um pódio é um grande resultado”, disse Verstappen, que não comentou a penalidade dos comissários aplicada ao seu rival.

“Não é uma decisão fácil”, disse Norris sobre a resolução do incidente. Verstappen “também saiu da pista e se o fez significa que também ganhou vantagem, mas não sou eu que faço as regras”.

Sob o sol quente de Austin, o início da corrida foi um pesadelo para Norris, que perdeu a primeira posição em segundos e caiu para quarto.

Sua McLaren entrou numa disputa com a Red Bull de Verstappen e com isso permitiu que Leclerc e Sainz o ultrapassassem por dentro na primeira curva.

Leclerc saiu da batalha com o primeiro lugar quando o britânico Lewis Hamilton perdeu o controle de sua Mercedes e foi direto para a caixa de brita na curva 19.

Na liderança, Verstappen perdeu a segunda posição para Sainz durante seu pit stop na volta 26 e a emoção então se concentrou na luta acirrada pelo terceiro lugar com Norris.

A dupla lutou ferozmente durante mais de dez voltas até que ‘Mad Max’ foi ultrapassado a quatro voltas do final na manobra de Norris que acabou sendo penalizada pelos comissários.

— Classificação do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1:

1. Charles Leclerc (MON/Ferrari) os 308,405 km em 1h 35:09.639

2. Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari) a 8.562

3. Max Verstappen (HOL/Red Bull) a 19.412

4. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) a 20.354*

5. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes) a 21.921

6. George Russell (GBR/Mercedes) a 56.295

7. Sergio Pérez (MEX/Red Bull) a 59.072

8. Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari) a 1:02.957

9. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull) a 1:10.563

10. Franco Colapinto (ARG/Williams-Mercedes) a 1:11.979

11. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) a 1:19.782

12. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault) a 1:30.558*

13. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes) a 1 volta

14. Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull) a 1 volta*

15. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes) a 1 volta

16. Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes) a 1 volta

17. Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari) a 1 volta

18. Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault) a 1 volta

19. Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari) a 1 volta

* penalizado com 5 segundos por obter uma vantagem ao sair da pista

** penalizado com 5 segundos por forçar outro piloto a sair da pista

volta mais rápida da corrida: Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault) 1:37.330 na 54ª volta (velocidade média: 222,036 km/h)

Abandono:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 3ª volta

– Mundial de pilotos:

1. Max Verstappen (HOL) 354 pontos

2. Lando Norris (GBR) 297

3. Charles Leclerc (MON) 275

4. Oscar Piastri (AUS) 247

5. Carlos Sainz Jr (ESP) 215

6. Lewis Hamilton (GBR) 177

7. George Russell (GBR) 167

8. Sergio Pérez (MEX) 150

9. Fernando Alonso (ESP) 62

10. Nico Hülkenberg (ALE) 29

11. Lance Stroll (CAN) 24

12. Yuki Tsunoda (JPN) 22

13. Alexander Albon (TAI) 12

14. Daniel Ricciardo (AUS) 12

15. Kevin Magnussen (DIN) 8

16. Pierre Gasly (FRA) 8

17. Oliver Bearman (GBR) 7

18. Franco Colapinto (ARG) 5

19. Esteban Ocon (FRA) 5

20. Liam Lawson (NZL) 2

21. Zhou Guanyu (CHN) 0

22. Logan Sargeant (EUA) 0

23. Valtteri Bottas (FIN) 0

– Mundial de construtores:

1. McLaren-Mercedes 544 pontos

2. Red Bull 504

3. Ferrari 496

4. Mercedes 344

5. Aston Martin-Mercedes 86

6. Haas-Ferrari 38

7. Racing Bulls-Red Bull 36

8. Williams-Mercedes 17

9. Alpine-Renault 13

10. Sauber-Ferrari 0

bur-gbv/cl/ol/aam