Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fez neste sábado a pole position no treino de classificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, a oitava etapa da temporada.

Leclerc será acompanhado na primeira fila pelo mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, enquanto o líder do Mundial de pilotos, Max Verstappen, sai em terceiro e o espanhol Carlos Sainz é o quarto.

No Q3, sessão da qual participam os dez pilotos mais rápidos, o monegasco marcou neste sábado o tempo de 1:41.359, quase três décimos à frente de Pérez (1:41.641).

Esta é a quarta pole consecutiva para Leclerc e a sexta em oito possíveis na temporada. No entanto, o desempenho nos treinos classificatórios não vem se traduzindo em vitórias, já que o piloto da Ferrari venceu apenas duas corridas no ano até agora.

“É uma sensação muito boa. Todas as pole positions são boas, mas eu não esperava necessariamente essa. Achei que as Red Bulls seriam mais rápidas, eles estavam muito fortes no Q1 e Q2”, disse o monegasco depois da sessão.

“Estou realmente ansioso para amanhã (domingo). Com certeza, o gerenciamento de pneus será fundamental aqui”, acrescentou.

Os quatro primeiros pilotos do grid foram os únicos a andar abaixo de um minuto e 42 segundos. O quinto, o britânico George Russell (Mercedes), ficou mais de um segundo atrás de Leclerc (1:42.712).

Completam o Top 10 o francês Pierre Pierre Gasly (AlphaTauri), o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) e o espanhol Fernando Alonso (Alpine).

Após sete corridas disputadas, Max Verstappen lidera o Mundial de pilotos com 125 pontos, contra 116 de Charles Leclerc e 110 de Sergio Pérez, que venceu o GP de Mônaco há duas semanas e recentemente renovou seu contrato com a Red Bull.

Com apenas 15 pontos separando Verstappen de Pérez, qualquer um dos três pilotos da ponta da classificação pode sair do GP do Azerbaijão como líder do campeonato.

O circuito de rua de Baku mistura longas retas com frenagens fortes e trechos sinuosos, o que geralmente torna as corridas emocionantes e imprevisíveis.

No ano passado, o piloto holandês liderava o GP até que um dos pneus de seu carro estourou faltando cinco voltas para o final.

Isso permitiu a Pérez vencer sua primeira corrida a bordo de uma Red Bull, sua segunda vitória na carreira, depois do GP do Bahrein em 2020, quando corria pela Racing Point.

. Grid de Largada do GP do Azerbaijão:

-Primeira fila:

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

-Segunda fila:

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Carlos Sainz (ESP/Ferrari)

-Terceira fila:

George Russell (GBR/Mercedes)

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)

-Quarta fila:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri)

-Quinta fila:

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)

Fernando Alonso (ESP/Alpine)

-Sexta fila:

Lando Norris (GBR/McLaren)

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)

-Sétima fila:

Esteban Ocon (FRA/Alpine)

Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)

-Oitava fila:

Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)

Kevin Magnussen (DIN/Haas)

-Nona fila:

Alexander Albon (TAI/Williams)

Nicholas Latifi (CAN/Williams)

-Décima fila:

Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

Mick Schumacher (ALE/Haas)

nr/mcd/dr/cb