Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fez neste sábado a pole position no treino de classificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, a oitava etapa da temporada.

Leclerc será acompanhado na primeira fila pelo mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, enquanto o líder do Mundial de pilotos, Max Verstappen, sai em terceiro e o espanhol Carlos Sainz é o quarto.

No Q3, sessão da qual participam os dez pilotos mais rápidos, o monegasco marcou neste sábado o tempo de 1:41.359, quase três décimos à frente de Pérez (1:41.641).

Esta é a quarta pole consecutiva para Leclerc e a sexta em oito possíveis na temporada. No entanto, o desempenho nos treinos classificatórios não vem se traduzindo em vitórias, já que o piloto da Ferrari venceu apenas duas corridas no ano até agora.

Os quatro primeiros do grid foram os únicos a andar abaixo de um minuto e 42 segundos no circuito de rua de Baku. O quinto, o britânico George Russell (Mercedes), ficou mais de um segundo atrás de Leclerc (1:42.712).

Completam o Top 10 o francês Pierre Pierre Gasly (AlphaTauri), o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) e o espanhol Fernando Alonso (Alpine).

Após sete corridas disputadas, Max Verstappen lidera o Mundial de pilotos com 125 pontos, contra 116 de Charles Leclerc e 110 de Sergio Pérez, que venceu o GP de Mônaco há duas semanas e recentemente renovou seu contrato com a Red Bull.

Com apenas 15 pontos separando Verstappen de Pérez, qualquer um dos três pilotos da ponta da classificação pode sair do GP do Azerbaijão como líder do campeonato.

nr/mcd/dr/cb