O piloto monegasco Charles Leclerc (Ferrari) fez a pole position do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, ao marcar o melhor tempo no treino de classificação disputado neste sábado (14), nas ruas de Baku.

A segunda posição ficou com australiano Oscar Piastri (McLaren), enquanto a segunda fila será formada pelo espanhol Carlos Sainz (Ferrari), em terceiro, e o mexicano Sergio Pérez (Red Bull), em quarto.

Leclerc fez a 26ª pole da carreira em um traçado no qual já venceu no ano passado: “É um dos meus circuitos favoritos. Não foi um fim de semana fácil para mim com o acidente no primeiro treino livre e um problema no segundo”.

“Não estava preocupado porque tinha o ritmo e na minha última volta melhorei um pouco mais. É incrível estar na pole de novo!”, comemorou o monegasco.

Líder do campeonato, o holandês Max Verstappen (Red Bull) será apenas sexto no grid, atrás do britânico George Russell (Mercedes), quinto.

“Fizemos algumas alterações de última hora antes da sessão de classificação e isso, infelizmente, poderia ter feito a diferença”, admitiu Verstappen.

A quarta fila terá dois ex-campeões mundiais, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), em sétimo, e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), oitavo.

O argentino Franco Colapinto, que disputa seu segundo GP com a Williams, largará em nono, enquanto seu companheiro de equipe, o tailandês Alex Albon, fecha o Top 10.

O francês Pierre Gasly (Alpine), terminou o treino de classificação em 13º, mas foi desclassificado por não respeitar os regulamentos técnicos e vai largar na 20ª e última posição.

No domingo, a Red Bull poderá perder a liderança do campeonato de construtores para a McLaren, que está apenas oito pontos atrás.

Mas a equipe austríaca sairá em vantagem no circuito de rua de Baku, já que a segunda McLaren, do britânico Lando Norris, vai largar atrás no grid, na 16ª posição.

Norris, vice-líder do campeonato de pilotos a 62 pontos de Verstappen, disse que foi atrapalhado por uma bandeira amarela em sua única volta rápida no Q1, o que o obrigou a reduzir a velocidade.

Matematicamente, a Ferrari, terceira colocada entre os construtores a 39 pontos da Red Bull, pode recuperar a liderança, mas com um máximo de 44 pontos a somar na corrida de domingo, a tarefa não será das mais fáceis.

A largada do GP do Azerbaijão de F1 está programada para este domingo, às 8h00 (horário de Brasília).

— Grid de largada do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1:

– Primeira fila:

1. Charles Leclerc (MON/Ferrari)

2. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)

– Segunda fila:

3. Carlos Sainz (ESP/Ferrari)

4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

– Terceira fila:

5. George Russell (GBR/Mercedes)

6. Max Verstappen (HOL/Red Bull)

– Quarta fila:

7. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

8. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)

– Quinta fila:

9. Franco Colapinto (ARG/Williams-Mercedes)

10. Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)

– Sexta fila:

11. Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari)

12. Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls-Red Bull)

– Sétima fila:

13. Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)

14. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

– Oitava fila:

15. Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls-Red Bull)

16. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

– Nona fila:

17. Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)

18. Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari)

– Décima fila:

19. Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

20. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)

nr/pm/cb