LONDRES, 30 OUT (ANSA) – O rei Charles III iniciou nesta quinta-feira (30) o “processo formal” para destituir o príncipe Andrew de seus títulos reais, incluindo o de duque de York, informou o Palácio de Buckingham.
O irmão do monarca está há um longo período afastado da vida pública em virtude de vários escândalos, como a amizade que manteve com o bilionário americano Jeffrey Epstein, encontrado morto na prisão em 2019 após ser acusado de tráfico sexual e abuso de menores.
De agora em diante, o parente do soberano britânico será conhecido como Andrew Mountbatten Windsor. Ele também será obrigado a desocupar sua residência no Royal Lodge, em Windsor.
“O príncipe Andrew será agora conhecido como Andrew Mountbatten Windsor. Seu contrato de aluguel na Royal Lodge, até o momento, lhe garantia proteção legal para continuar residindo lá. Agora foi entregue notificação formal para a entrega do contrato, e ele se mudará para outra acomodação privada”, diz a nota divulgada pela família real.
O Palácio de Buckingham acrescentou que “essas sanções são consideradas necessárias, apesar de ele [Andrew] continuar negando as acusações contra si”. (ANSA).