Charles III é formalmente proclamado rei em cerimônia no Reino Unido

Charles III é formalmente proclamado rei em cerimônia no Reino Unido
Charles III é formalmente proclamado rei em cerimônia no Reino Unido Foto: Reprodução

Charles III foi proclamado rei oficialmente na manhã deste sábado (10) em uma cerimônia no Palácio de St. James, em Londres, na Inglaterra, depois da morte da rainha Elizabeth II, na quinta (8).

+ Rei Charles III elogia rainha em primeiro pronunciamento à nação

+ Charles: Um rei idoso e pouco apreciado traz desafio para a monarquia britânica

Apesar da oficialização, Charles III já era considerado rei desde o momento imediato da morte de sua mãe, aos 96 anos, após 70 anos de reinado.

O evento, que pela primeira vez foi transmitido pela TV, contou com a presença da primeira-ministra Liz Truss, e dos ex-premieres Boris Johnson, David Cameron, Theresa May, Gordon Brown e Tony Blair.

Em seu primeiro pronunciamento como rei nesta sexta (9), Charles III disse que sentia “profunda tristeza e dor” pela morte de sua mãe, e afirmou que “renovará” as promessas feitas pela matriarca e “servirá ao país” até o fim da vida.

“Renovo a promessa da minha mãe de servi-los por toda a minha vida. Na devoção da rainha, hoje prometo servir a Constituição da nossa nação até que tenha vida no Reino Unido. Estarei ao lado de vocês com serviço, lealdade, respeito e amor”, disse Charles III.

O monarca ainda confirmou os novos títulos de seu primogênito, William, que passa a ser o duque de Cornuália e também foi formalmente nomeado como príncipe de Gales – assim como Kate, que passa a ser princesa de Gales, mesmo título da Princesa Diana.