SÃO PAULO, 13 JAN (ANSA) – A Chapecoense homenageou o Torino com o lançamento de uma camisa grená que será utilizada ao longo da temporada de 2026 pelos goleiros do clube brasileiro.
O novo uniforme da equipe catarinense reforça a relação construída entre os dois clubes nos últimos anos, marcada por tragédias aéreas que vitimaram jogadores e membros das comissões técnicas de ambas as equipes.
A camisa da Chapecoense traz o emblema “Para sempre lembrados”, em homenagem às vítimas do acidente ocorrido há quase dez anos. O lançamento também contou com o lema em italiano “Per Sempre Amici” (“Para Sempre Amigos”).
“Mais do que um uniforme, é um símbolo de solidariedade, de valores compartilhados e da certeza de que o futebol também constrói laços que o tempo jamais apaga”, escreveu a Chapecoense.
Em 2016, o avião que transportava a delegação do clube de Chapecó para a final da Copa Sul-Americana caiu nas proximidades de Medellín, na Colômbia, provocando a morte de 71 pessoas.
Os piemonteses, por sua vez, foram afetados por uma tragédia semelhante em 1949, quando a aeronave que levava o lendário Grande Torino, base da seleção italiana na época, colidiu com a Basílica de Superga, em Turim. Todas as 42 pessoas a bordo faleceram.
Nos anos seguintes ao acidente da Chapecoense, o Torino disputou uma partida da Série A italiana com um uniforme verde e realizou um amistoso de pré-temporada contra o clube brasileiro.
Em 2021, o time granata lançou uma camisa de goleiros em alusão à Chapecoense. (ANSA).