O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, chegou, nesta quarta-feira (19), à Nicarágua para se reunir com o presidente Daniel Ortega e outros funcionários como parte de um giro pela América Latina, anunciou a vice-presidente nicaraguense, Rosario Murillo.

“Estamos recebendo em nossa abençoada Nicarágua, neste momento, a delegação liderada pelo companheiro Sergei Lavrov […], que chegou em uma visita de Estado”, disse Murillo, esposa de Ortega, ao Canal 4.

Murillo indicou que Lavrov se encontrará, além de Ortega, com o chanceler Denis Moncada; o ministro da Fazenda, Iván Acosta; e Laureano Ortega Murillo, conselheiro presidencial para investimentos, comércio e cooperação e filho do presidente e da vice-presidente.

“Nos reuniremos nas próximas horas e, claro, o recebemos com muito carinho como povos irmãos”, acrescentou Murillo.

Antes de visitar a Nicarágua, Lavrov passou pelo Brasil e pela Venezuela em sua viagem, que terminará em Cuba.

Em Caracas, pediu na terça-feira uma “união de forças” contra a “chantagem” das sanções do Ocidente a países com governos de esquerda na região.

A Rússia é um importante aliado da Nicarágua, ao qual fornece trigo. Nos últimos anos, também forneceu ônibus para transporte público, carros para táxis e vacinas Sputnik contra a covid-19.

Além disso, tem cooperado com um centro de treinamento antidrogas para a polícia, assim como com apoio tecnológico e militar.

A Nicarágua e a Rússia reativaram suas relações de cooperação econômica e militar em 2007, com o retorno ao poder de Ortega, um antigo aliado de Moscou desde a revolução sandinista de 1979.

bur-fj/dga/dl/ic/mvv