ROMA, 7 MAR (ANSA) – O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse nesta terça-feira (7) que repetirá um apelo ao diálogo no Oriente Médio em sua viagem a Israel e Cisjordânia nos próximos dias 12 e 13 de março.   

“Sempre convidamos todos a se acalmarem, os problemas não se resolvem com violência de nenhum dos lados. Em vez disso, precisamos dialogar e construir um caminho”, declarou ele à margem de um evento na Farnesina.   

De acordo com Tajani, “a Itália quer construir um caminho de paz e estabilidade, reiterando que a independência e a segurança de Israel são uma prioridade e que é necessário criar dois Estados independentes que possam se confrontar e discutir”.   

“Israel é um parceiro estratégico do nosso país, temos excelentes relações. Sempre pedimos prudência, mesmo neste momento” de novas tensões na Cisjordânia, acrescentou.   

O chanceler italiano reforçou ainda que a posição do governo da premiê Giorgia Meloni “é muito clara: dois povos, dois Estados”.   

“Portanto, devemos zelar para que não haja tensões, que não se acendam novos surtos”.   

Para ele, toda a ação do governo da Itália “é uma ação de paz, como demonstra a presença de soldados italianos na fronteira entre Israel e o Líbano”.   

Tajani visitará Israel e os territórios palestinos ocupados no domingo (12) e na segunda-feira (13), antes de seguir para o Egito. (ANSA).