(ANSA) – BRASILIA, 29 LUG – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu o reconhecimento pleno do Estado palestino durante uma reunião com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammed Mustafa, realizada nesta terça-feira (29) em Nova York.
A cúpula aconteceu à margem da Conferência Internacional para a Implementação da Solução de Dois Estados ? Palestina e Israel ? promovida pela Organização das Nações Unidas.
O diplomata disse que o Brasil defende uma solução negociada e pacífica para o conflito, com base nas resoluções da ONU.
O chanceler brasileiro também respaldou, durante encontros com diversos diplomatas, a decisão de seu governo de “intervir no processo movido pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça com base na Convenção para a Repressão do Crime de Genocídio”.
Vieira manteve conversas com diplomatas da Jordânia e do Senegal, além de representantes da Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA), discutindo a situação humanitária e os desafios para a reconstrução em Gaza. (ANSA).