A cúpula entre Trump, Zelensky e Putin poderia ocorrer na Europa, sugeriu neste sábado (16) o chanceler alemão, apesar da ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo.
“Acredito (…) que tal reunião tripartite ocorrerá. A data e o local ainda estão por definir (…) Propusemos que o local seja na Europa”, declarou Friedrich Merz em uma entrevista às emissoras alemãs NTV e RTL, transmitida neste sábado e da qual a AFP obteve uma cópia textual antecipadamente.
“Talvez este devesse ser o local onde essas conversas aconteçam de forma permanente”, acrescentou o líder alemão, sem mencionar nenhuma cidade ou país específico.
“São questões de detalhe. Somente serão esclarecidas nos próximos dias ou mesmo nas próximas semanas”, continuou Merz.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu uma ordem de prisão contra Vladimir Putin em março de 2023 devido à transferência “ilegal” de crianças ucranianas para a Rússia.
Neste sábado, os líderes europeus disseram estar prontos para realizar uma cúpula entre Donald Trump, Volodimir Zelensky e Vladimir Putin no dia seguinte à reunião no Alasca entre o presidente americano e seu homólogo russo sobre o conflito na Ucrânia.
clp/msr/dd/aa