ROMA, 6 DEZ (ANSA) – A tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, começou neste sábado (6) seu revezamento de 12 mil quilômetros pela Itália, partindo de Roma, do Stadio dei Marmi, no Foro Italico, com o jogador de basquete italiano Achille Polonara, que luta contra uma leucemia agressiva.
O símbolo esportivo continuou seu percurso pela capital passando pelas mãos de diversos presidentes federais, como Laura Lunetta, do Sports Dance, que recebeu a tocha de Polonara.
A chama chegou ao presidente da Fundação Milano-Cortina, Giovanni Malagò, nas proximidades do Centro de Treinamento Olímpico Giulio Onesti. Então foi a vez do tenista Matteo Berrettini, que a recebeu na Piazza Cavour, antes de seguir para Castel Sant’Angelo, onde o jogador de basquete Luigi “Gigi” Datome a aguardava.
O revezamento da tocha seguirá ao longo de 62 dias, percorrendo 60 cidades e 300 vilarejos, englobando todas 110 províncias e as20 regiões italianas, bem como, todos os locais tombados pela Unesco como patrimônio da humanidade.
O percurso total será de cerca de 12 mil quilômetros e terá a participação de 10.001 portadores da tocha.
Enquanto o objeto olímpico percorre Roma neste sábado, o governador da Lombardia, região que receberá as Olimpíadas de Inverno em fevereiro de 2016, Attilio Fontana, afirmou que “a infraestrutura” para o evento esportivo “está pronta”, além de estar “confiante quanto à segurança para receber a todos”.
“Só precisamos torcer para que faça um pouco mais de frio e neve um pouco”, declarou Fontana à margem da abertura da Feira “L’Artigiano”, referindo-se às mudanças climáticas que têm contribuído com o derretimento da neve em boa parte dos Alpes.
No entanto, o governador lombardo garantiu que não haverá problemas nesse sentido durante os Jogos de Inverno “porque os novos sistemas de produção de neve permitirão que as competições sejam realizadas em quaisquer condições”.
“Mas com neve, tudo fica mais bonito”, concluiu Fontana.
As Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, serão realizadas entre 6 e 22 de fevereiro de 2026. (ANSA).