Cerimônia de abertura do Pan mostrará a cultura do Peru

SÃO PAULO, 26 JUL (ANSA) – A 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos começará oficialmente nesta sexta-feira (26), em Lima, no Peru.   

A competição terá 39 modalidades esportivas e 41 países, sendo que mais de 6,8 mil atletas lutarão pelas 965 medalhas de ouro.   

A cerimônia de abertura do torneio será realizada no Estádio Nacional e terá como principal atração musical o cantor porto-riquenho Luis Fonsi, muito conhecido pelo hit “Despacito”.   

A festa está prevista para começar às 21h (horário de Brasília).   

O evento mostrará a cultura peruana e cerca de 50 mil pessoas vão comparecer ao estádio para o show de abertura. Além de Fonsi, outros 1,7 mil artistas, entre bailarinos e músicos estarão presentes. A festa deverá ter duração de cerca de 2h40, prometendo muitas cores e música. A direção criativa do show é do mexicano Francisco Negrin. Além disso, os presidentes do Peru, Martín Vizcarra, e do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, estarão presentes no evento.   

Os Jogos de Lima servirão para diversos atletas como um trampolim para conquistar uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. No total, 22 modalidades serão classificatórias para a tradicional competição, entre elas hipismo, caratê, surfe, tiro com arco, hóquei sobre a grama, handebol e triatlo.   

O Brasil mandou para a capital peruana 486 atletas e visa brigar pelas primeiras posições do quadro de medalhas. Na última edição do Pan, em Toronto, o país ficou em terceiro no ranking, atrás somente dos Estados Unidos e do Canadá.   

As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze serão as porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura. Essa será a primeira vez no Pan-Americano que o país terá uma mulher no posto. As duas atletas são campeãs olímpicas e mundiais na classe 49er FX.(ANSA)