Cerimônia de abertura das Olimpíadas terá elenco com mais de 1,3 mil pessoas

MILÃO, 27 JAN (ANSA) – A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, contará com a participação de mais de 1,3 mil pessoas, entre profissionais e voluntários. O espetáculo está marcado para o dia 6 de fevereiro, no estádio San Siro.   

O elenco do show no histórico estádio lombardo, que será demolido após as Olimpíadas, é formado por participantes de 27 países diferentes e cerca de 950 operadores.   

O megaevento italiano também ganhou forma por meio de um projeto inédito, que envolveu milhares de pessoas e mobilizou amplos conhecimentos artísticos, técnicos e organizacionais. Ao todo, mais de 500 músicos participaram da composição da trilha sonora original, e a preparação para o espetáculo exigiu mais de 700 horas de ensaios em Milão, Cortina d’Ampezzo, Livigno, Predazzo e Arco della Pace.   

O departamento responsável por figurinos e maquiagem contabilizou aproximadamente 1,4 mil trajes, 1,5 mil pares de sapatos e 7,5 mil metros de tecido, além da atuação de 110 maquiadores, 70 cabeleireiros e do uso de mais de mil adereços.   

A presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, já chegou a Milão para a cerimônia de abertura e demonstrou entusiasmo com o início do megaevento esportivo.   

“As tropas estão a postos. Estou muito animada e ansiosa para começar. Não vejo a hora de iniciar e reencontrar todos vocês nos próximos dias”, declarou a dirigente.   

Já Giovanni Malagò, presidente da Fundação Milano-Cortina 2026, afirmou que as coisas “estão indo muito bem”, mas ressaltou que ainda há “muito a ser feito” nesta reta final de preparação para os Jogos Olímpicos. (ANSA).