Cerca de 29 milhões de veículos circulam na União Europeia com motores a diesel, os quais emitem muito mais gases poluentes do que o limite autorizado – denunciou a ONG Transport & Environment (T&E) nesta segunda-feira (19).

Esses são, porém, apenas a “parte visível do iceberg”, afirma a T&E, cujo objetivo é “revelar o número escandaloso de veículos a diesel ‘sujos’ nas estradas da UE e a baixa regulação das autoridades nacionais”.

O relatório coincide com o aniversário de um ano do escândalo da Volkswagen, quando a fabricante alemã admitiu ter instalado dispositivos para fraudar os resultados dos testes de emissões de poluentes em milhões de seus veículos a diesel.

A T&E reuniu informações sobre 230 modelos de carros com base em dados públicos e dos governos da França, Reino Unido e Itália.

Segundo a ONG, quatro de cada cinco veículos com normas poluentes Euro 5 — vendidos entre 2010 e 2014 — geram emissões de óxido de nitrogênio em níveis três vezes acima do limite.

E ao menos dois terços dos veículos de normas Euro 6, vendidos a partir de 2015, também emitem três vezes mais poluentes do que o permitido.

Esses veículos “sujos” circulam, principalmente, na França (5,5 milhões), Alemanha (5,3 milhões), Reino Unido (4,3 milhões) e Itália (3,1 milhões).

Por marcas, os Renault-Dacia têm um dos motores a diesel mais “sujos” para a norma Euro 5, segundo a T&E, com emissões oito vezes superiores ao permitido.

Atrás deles, vêm os veículos da Land Rover, Hyundai, Opel-Vauxhall (que inclui a Chevrolet) e Nissan.

O óxido de nitrogênio é considerado responsável pela morte prematura de 72.000 europeus a cada ano, lembra a T&E.