Cerca de 100 mil pessoas participam de funeral de Mujica

MONTEVIDEU, 16 MAI (ANSA) – O funeral do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que durou mais de 24 horas, terminou na noite da última quinta-feira (15) em Montevidéu, com a presença de cerca de 100 mil pessoas, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu homólogo no Chile, Gabriel Boric.   

Representantes da esquerda na América Latina assim como Mujica, Lula, que estava em viagem à Ásia, e Boric, compareceram ao adeus ao ex-líder do Uruguai no período da tarde.   

Os dois chefes de Estado cumprimentaram o atual presidente local, Yamandú Orsi, herdeiro político de Mujica, e abraçaram a viúva, Lucia Topolansky, antes de se aproximarem silenciosamente do caixão.   

Lula elogiou o falecido diante da imprensa, chamando-o de “ser humano superior, uma pessoa que tentou mudar o mundo com sua singularidade, competência política e capacidade de diálogo, principalmente com os jovens”.   

“Pepe” Mujica faleceu na última terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de câncer de esôfago. Seu corpo deve ser cremado nesta sexta-feira (16), sendo que suas cinzas serão depositadas onde repousa o corpo de sua cachorrinha Manuela, que morreu em 2018 e está enterrada em sua chácara nos arredores da capital uruguaia. (ANSA).