A palavra sustentabilidade tem sido bastante utilizada na rotina empresarial. CEOs e gestores de diversas empresas acreditam que se tornou primordial a sua execução nos mais diversos meios corporativos. A sigla ESG (Environmental, Social and Gonvernance), que traduzida significa Meio Ambiente, Social e Governança, entrou para o propósito dos mais variados negócios. Isso se dá principalmente pelo fato do respeito à natureza e inclusão social estarem em evidência como principais agregadores a um sucesso contínuo das corporações. Porém, sua real inserção no dia a dia das empresas ainda peca pela falta de ação.
Conforme dados do estudo praticado pelo Instituto FSB Pesquisa para a Beon (consultoria de ESG do próprio grupo) em 2021, de um total de 400 executivos entrevistados, uma média de 80% deles concordam com as questões sociais associadas às empresas. Porém, apenas 22% realmente têm introduzido tais tópicos que imprimem a sigla ESG como estratégia de negócio, promovendo um compromisso que inclui ações sociais e sustentabilidade.
Os desafios para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, quando empresas atuantes no mercado trabalham tendo o Meio Ambiente como protagonista, necessitam muito mais do que intenção. Ou seja, é preciso ir além da participação individual.
“Ações nesse sentido podem impactar de forma positiva nas questões que envolvam a mudança climática, por exemplo. E se houver plena colaboração entre as próprias empresas, o sucesso tende a ser certeiro”, afirma Sternberg Cherkesian, investidor e presidente do Group Lookstar Ltda, empresa que atua no mercado de comunicação e business de mídia maior.
O investidor tem se aprofundado no tema, até porque a sustentabilidade é pauta importante em suas reuniões. Como CEO, ele direciona seus clientes, dentre eles muitos empresários donos de grandes marcas, estabilizados nos cinco continentes. Na pauta sempre entra a importância da ESG nas ações rotineiras dos empreendimentos.
Sternberg acredita que, se uma empresa ainda não se dedica a essas configurações (Meio Ambiente, Social e Governança), ela precisa imediatamente repensar sobre isso. Até porque, quando uma marca se posiciona, ela tende a chamar os holofotes para si, e o cliente nota isso.
Uma gestão dedicada à sustentabilidade
O Group Lookstar Ltda investe numa linguagem inovadora, jovial e atual da publicidade quando o assunto é o Desenvolvimento Sustentável, e Sternberg Cherkesian não renuncia a isso. Seus clientes inclusive se deslocam da Europa e Ásia para reuniões em sua sede em São Paulo. O fato é que as marcas geridas por esses empresários já trabalham dentro da sustentabilidade em alguns setores, algumas aderindo 100% à sigla ESG. E essa proliferação de Sternberg Cherkesian tem sido fundamental para o crescimento das corporações em diversos países.
“Nos dias de hoje, para aquele que deseja firmar sua marca em todo o mundo, movimentar-se em relação ao bem-estar das pessoas é fundamental. O Brasil e o restante do planeta estão de olho nisso!”, explica o CEO.
Só para entender o quanto o cliente está atento à sustentabilidade, em 2019, um estudo elaborado pela agência de pesquisa norte-americana ‘Union + Webster’ e divulgado pela FIEP (Federação das Indústrias) do Paraná, aponta que 87% da população brasileira optam pela aquisição de produtos ou serviços de empresas sustentáveis. Ou seja, somente em território nacional os números alcançam patamares incríveis. Isso confirma que aderir ao Desenvolvimento Sustentável tem sido inclusive um grande alicerce para o processo de negociação das empresas.
Sternberg Cherkesian revela um dos seus grandes segredos na atuação como business: “É estruturando o que foi mapeado e implantando os segmentos em cada setor das empresas. Eu vou além das palavras. Meu foco também é a ação.”
O empresário inclusive aplica tais comportamentos sustentáveis em outros empreendimentos dos quais tem sociedade e parcerias, além do Group Lookstar.
Mudanças climáticas e o impacto nas empresas
As alterações do clima têm ocasionado consequências visíveis a todos. O aumento das chuvas e a própria diminuição expressiva desse fluxo em outros momentos, tudo isso repercute na vida das pessoas físicas e jurídicas diariamente. A evolução do que se tem visto atualmente afeta inclusive as questões financeiras, já que o alimento, o transporte, valores necessários no cotidiano humano sofrem com as mudanças.
O que se vê é a perda de itens básicos que dependem do fluxo do tempo para sua agricultura, vias que são interditadas impedindo o transporte, meios de comunicação, como a internet, que têm alterações nos sinais… O respingo cai no dia a dia das pessoas e nas ações empresariais.
“Pensar em como amenizar todos esses problemas é dever de todos nós. E como CEO, repasso isso aos meus clientes que também têm suas empresas e precisam de um caminho sem grandes impedimentos para realização de seus trabalhos”, explica Sternberg Cherkesian.