CEO da Rivian, de veículos elétricos, alerta para problemas na cadeia de suprimentos

CEO da Rivian, de veículos elétricos, alerta para problemas na cadeia de suprimentos

Por Joseph White

NORMAL, Illinois (EUA) (Reuters) – A Rivian precisa vender muito mais vans elétricas e picapes para dar impulso às suas ações e financiar seus ambiciosos planos de crescimento de longo prazo, mas a startup está tendo problemas para comprar as peças.

Os fornecedores de chips estão céticos quanto à capacidade da empresa de atingir os números de produção prometidos e estão alocando mais chips para clientes estabelecidos com base no número de veículos que projetaram no passado, disse o presidente-executivo da Rivian, R.J. Scaringe.

Scaringe acha que os fornecedores estão imaginando que a Rivian pode estar usando a escassez de semicondutores como desculpa para encobrir problemas de produção mais sérios. “É realmente frustrante”, disse ele.

As ações da Rivian caíram 60% até agora este ano e caíram mais de 70% em relação ao pico alcançado logo após a oferta inicial de ações (IPO) de novembro de 2021. As ações caíram fortemente em março, depois que a Rivian cortou a previsão de produção para 2022 pela metade, para 25 mil veículos.

O aumento dos custos das matérias-primas está aumentando a pressão. No início de março, a Rivian tentou aumentar os preços em até 20% para os veículos já encomendados. Os clientes reclamaram, a empresa mudou de rumo e Scaringe pediu desculpas.

Agora, uma das principais prioridades para Scaringe e outros executivos é convencer os executivos de fornecedores de que a fábrica e sua força de trabalho estão prontas para acelerar.

A Rivian opera dois sistemas de montagem de veículos amplamente separados dentro da fábrica. Uma está construindo dois tipos de vans elétricas para a Amazon. O outro monta picapes e SUVs elétricos da série R1, que são vendidos por 67,5 mil a 95 mil dólares. Antes do aumento de preço, o veículo Rivian mais caro custava 83 mil dólares.

A montadora agora está projetando e entregando caminhões R1 e SUVs aos clientes e montando vans para a Amazon testar. No primeiro trimestre, a Rivian montou uma média de cerca de 40 veículos por dia – menos de uma hora de produção se a fábrica estivesse funcionando a toda velocidade.

Scaringe disse à Reuters que mais aumentos de preços são inevitáveis, e não apenas na Rivian, devido à combinação de escassez de peças e aumento das matérias-primas.

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