TURIM, 18 DEZ (ANSA) – Após a conclusão da fusão entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e PSA, o atual CEO do grupo ítalo-americano, Mike Manley, assumirá o posto de chefe da futura Stellantis nas Américas.   

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (18) pelo presidente da FCA, John Elkann, em uma carta a todos os funcionários da empresa.   

Segundo o executivo, Manley “trabalhará ao lado de Carlos Tavares [CEO da PSA] e continuará colocando sua experiência, energia e determinação à disposição para fazer da Stellantis uma empresa extraordinária”.   

Tavares será o CEO da companhia resultante da fusão, enquanto Elkann manterá o cargo de presidente do conselho. A sede da Stellantis será nos Países Baixos, atual base legal da Fiat Chrysler, com ações cotadas em Milão, Paris e Nova York.   

A operação, prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2021, deve criar o quarto maior grupo automotivo do mundo em volume de produção, atrás de Volkswagen, Toyota e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.   

Manley assumiu o comando da FCA em 21 de julho de 2018, após o afastamento de Sergio Marchionne por motivos de saúde – o antigo CEO viria a morrer quatro dias depois, aos 66 anos de idade.   

“Mike assumiu o comando de nossa empresa nas circunstâncias mais difíceis, por causa da terrível e prematura morte de Sergio Marchionne, e nos conduziu para fora daqueles dias escuros, guiando-nos com seu exemplo”, escreveu Elkann. (ANSA).