O Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve divulgar um relatório preliminar sobre o acidente com o avião da VoePass em Vinhedo (SP) em até 30 dias. A informação foi dada pelo Brigadeiro Marcelo Moreno.
O documento deve trazer informações preliminares sobre o acidente, mas não deve cravar o motivo exato da queda. Uma investigação minuciosa deve ser feita pela equipe do Cenipa para determinar o que provocou a queda da aeronave e quais procedimentos deverão ser adotados para evitar novos acidentes. Não há prazo para o fim das investigações.
O acidente aconteceu na sexta-feira, 9, por volta das 13h30. O avião partiu de Cascavel (PR) e seguia para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com as imagens gravadas por testemunhas, o avião teria perdido a sustentação e entrado em situação de “parafuso chato”.
Todas as 62 pessoas a bordo morreram. Eram 58 passageiros e 4 tripulantes.
Uma das hipóteses tratadas é o congelamento de uma das asas da aeronave. Porém, ainda é cedo para cravar o motivo da queda e é preciso esperar o relatório final do Cenipa.