Celso Sabino anuncia demissão do Ministério do Turismo

(ANSA) – BRASILIA, 26 SET – O ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou sua renúncia ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atendendo à decisão do União Brasil de que seus integrantes deixem o governo petista.   

A saída ocorre a menos de dois meses do início da COP30, em Belém, estado do ministro, cuja gestão teve entre as prioridades a parceria com os organizadores do evento, que reunirá milhares de visitantes do Brasil e do exterior em novembro.   

“Tive uma conversa com o presidente da República. Em virtude da decisão que o partido União Brasil tomou, entreguei ao presidente minha carta com o pedido de saída do Ministério, cumprindo meu compromisso”, afirmou Sabino.   

“Acredito no diálogo e que os homens públicos vão trabalhar pelo bem do país”, acrescentou o político em uma entrevista no Palácio do Planalto, em Brasília, após ser questionado se sua saída do governo poderia ser revertida.   

Sabino nunca escondeu sua intenção de continuar fazendo parte do governo, apesar da determinação do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, para que todos os filiados à sigla deixem seus cargos na administração federal. O ainda titular do Turismo revelou que Lula pediu para que ele permanecesse no cargo por mais alguns dias, a fim de acompanhá-lo em uma viagem a Belém, prevista para a próxima semana.   

Lula e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), têm interesse em preservar a aliança com o União Brasil e outros partidos do Centrão, principalmente para garantir o apoio de parte dos parlamentares dessas legendas no Congresso. (ANSA).