Após punir o Brusque com perda de três pontos, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou, na última quinta-feira (18), o recurso da equipe catarinense para diminuir a punição dada ao clube por ato de injúria racial. Na ocasião, o dirigente do clube Júlio Antônio Petermann foi racista com o meia Celsinho, do Londrina, durante confronto entre as duas equipes.

“É um sentimento de indignação. Em nenhum momento nos passou pela cabeça que a decisão deles seria esta. É uma insatisfação, uma decepção. Este é um país em que precisamos de todas as forças para lutar contra este tipo de crime, mas estamos retrocedendo em uma instituição que tinha tudo para tomar uma decisão melhor. A punição já era branda”, afirma o jogador em entrevista ao UOL após a decisão.

Divulgação/ STJD

Em imagem divulgada pelo próprio tribunal é possível ver que o pleno do STJD é formado por homens brancos. Com uma maioria de votos, o Brusque foi punido com a perda de um mando de campos e multa de R$ 60 mil, além do dirigente Júlio Antônio Petermann, autor das ofensas, ter sido suspenso por 360 dias e multado em R$ 30 mil.

“A decisão deveria ser outra independentemente da cor [dos auditores], mas precisamos de mais pessoas de outras cores [no tribunal], toda a estrutura precisa. Deveríamos, sim, ter mais pessoas que se sentissem mexidos de fato sobre o que aconteceu”, defende o jogador do Londrina.

“No julgamento alguém disse que sabia o que eu estava sentindo no momento, mas isso é impossível. Não sabe e provavelmente nunca vai entender o que senti na pele. É muito simples ter o poder de julgar e pronto, mas sentir na pele essa pessoa nunca sentiu.”, lamentou.

Além da decisão no tribunal, a perda dos pontos atinge também o resultado esportivo. Caso seja mantido a decisão da recuperação dos três pontos pelo Brusque, o clube catarinense fica próximo de se livrar do rebaixamento para Série C, pois atinge os 44 pontos e abre três de vantagem para o próprio Londrina, o qual abre o Z4 com 41 pontos na 17ª posição. Vale lembrar que faltam apenas duas rodadas para o fim do Brasileirão da Série B.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias