A inauguração do Viveiro de Mudas e Hortaliças Haruji Miura, do Centro de Educação Ambiental (CEA) de Nova Lima (MG), marca um novo momento nos projetos socioambientais voltados para a comunidade local. Entregue de forma voluntária pela Cedro Mineração à Prefeitura de Nova Lima, o espaço será um ponto de referência para projetos de educação ambiental.
O viveiro também será um espaço de fomento à agricultura local, revegetação de áreas de preservação e produção de mudas nativas, especialmente frutíferas. Oficinas de educação ambiental abertas à população também estão previstas.
Cerca de mil mudas de espécies variadas já estão disponíveis para doação aos moradores. Entre elas, jabuticaba, ameixa, mexerica, diferentes tipos de laranja e limão, caqui, goiaba, lichia, umbu, além de espécies ornamentais.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Cedro Mineração, a Prefeitura Municipal de Nova Lima e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), com apoio do Instituto Euvaldo Lódi (IEL), da FIEMG e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no âmbito do programa Aliança Ambiental Estratégica.
Ver essa foto no Instagram
Incentivador ambiental
Haruji Miura, homenageado com o nome do viveiro, foi um grande incentivador da educação ambiental que, durante mais de 40 anos, cultivou cerejeiras no Morro do Chapéu e doou mudas para municípios de Minas Gerais e de outras regiões do país.
O gerente-geral de Meio Ambiente da Cedro Mineração Edinilson Barbosa, destacou o caráter transformador do projeto. “Esse espaço simboliza a esperança, a inovação e o cuidado com o meio ambiente. A inauguração foi pensada para marcar a Semana da Árvore e reforçar a importância da preservação e da construção de um futuro mais verde”, disse ele.
O secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho, chamou a atenção pra o caráter formador da iniciativa. “As pessoas que frequentam o Centro de Educação Ambiental receberão novos conteúdos de educação socioambiental, nos cursos que serão ministrados no local”.
“O viveiro simboliza o cuidado com o meio ambiente e o compromisso com o futuro. Essa conquista só foi possível graças à parceria com a Cedro Mineração, uma empresa que tem caminhado junto com Nova Lima”, disse o presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Thiago Almeida.