Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Cedro assina contrato de concessão do Porto do Meio

Com a presença do presidente Lula, Cedro Participações assina contrato de concessão do Porto de Itaguaí (RJ)
Com a presença do presidente Lula, Cedro Participações assina contrato de concessão do Porto de Itaguaí (RJ) Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Cedro Participações, liderada pelo empresário Lucas Kallas, assinou contrato de concessão para construir um terminal de granéis sólidos no Porto de Itaguaí (RJ), com investimentos previstos de R$ 3,6 bilhões. O projeto, batizado de “Porto do Meio”, terá capacidade anual para movimentar 20 milhões de toneladas em uma área de 350 mil metros quadrados.

O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do presidente da PortosRio Francisco Martins, Presidente do Conselho de Administração da PortosRio Thairyne de Oliveira, Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo Marcelo Freixo, do Secretário Nacional dos Portos Alex Sandro de Ávila, Diretor Geral da ANTAQ Caio Farias, Diretor da ANTAQ Alber Furtado de Vasconcelos Neto, do Superintendente da B3 Guilherme Peixoto, do Deputado Federal Reginaldo Lopes, do Deputado Federal Luciano Vieira, do Prefeito de Itaguaí Haroldo de Jesus, do ex-ministro Walfrido Mares Guia, do ex-ministro Pedro Brito, do ex-presidente da OAB Nacional Marcus Vinicius Furtado Coelho, do chairman da CNN Brasil João Camargo, da Superintendente dos Portos de Itaguaí e Angra dos Reis Júlia Crisóstomo, além de diversas outras autoridades.

Durante solenidade com o presidente Lula, Kallas destacou que o investimento aumentará a competitividade da mineração brasileira no cenário global. O presidente Lula elogiou a iniciativa, destacando a importância do investimento e o compromisso de Kallas com o desenvolvimento sustentável e econômico do país.

Já o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância econômica da iniciativa: “Esse é o maior leilão da história portuária do Brasil. O investimento inicial de R$ 3,6 bilhões reforça a capacidade do país em atrair grandes negócios e gerar empregos no setor portuário”.

As obras começam em 2027, com operação prevista para 2029, gerando 2,8 mil empregos durante a construção e igual número após entrar em operação. A Cedro Participações será a primeira mineradora brasileira de capital fechado a possuir acesso próprio ao mar.