O Ceará, enfim, demonstrou estar recuperado do desgaste sofrido pela campanha que lhe deu o título da Copa do Nordeste. Neste sábado, venceu o Tombense, por 2 a 0, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O time cearense quebrou um jejum de três jogos sem marcar e, outra vez, atuou sem a presença de sua torcida. O clube cumpre punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por briga generalizada ocorrida ano passado, na 32ª rodada do Brasileirão, diante do Cuiabá, na Arena Castelão.

Agora com sete pontos, o Ceará melhorou sua posição e aparece em 11º lugar, com sete pontos. O Tombense continua com quatro pontos, após sofrer sua quarta derrota em seis jogos, e aparece na zona de rebaixamento, em 17º lugar.

O jogo começou equilibrado, com o Ceará tentando ser mais efetivo no ataque. Mas era lento para chegar na frente da área em boas condições de finalizar. O time da casa contou com a ajuda do adversário para abrir o placar, aos 19 minutos. O zagueiro Luis Felipe tentou o recuo, porém, a bola sobrou para Erick, que entrou na área e na indecisão do goleiro Felipe Garcia, o atacante tocou por cobertura. O goleiro ainda tentou salvar a bola, deu um tapa na bola, porém, ela ultrapassou a linha de gol.

Preparado para se defender, inclusive com três zagueiros, o Tombense demorou para se reestruturar e tentar uma reação ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o técnico Marcelo Chamusca avançou a marcação e tentou fazer uma pressão inicial em cima do Ceará. Mas, de efetivo, o time mineiro pouco conseguiu.

O Ceará esperou o momento certo para definir o jogo. Ele aconteceu aos 31 minutos, quando Janderson foi lançado pelo lado direito e cruzou. A bola desviou em Pierre e atrapalhou a saída do goleiro Felipe Garcia, que viu Nicolas aparecer de frente para tocar de cabeça às redes: 2 a 0.

Com ampla vantagem, o Ceará não mais se arriscou. Passou a tocar a bola no meio-campo e o técnico Eduardo Barroca reforçou o sistema de marcação. O Tombense melhorou, criou duas boas chances para marcar, porém, sem sucesso.

Na sétima rodada, o Ceará vai enfrentar o Criciúma, no domingo, dia 21, em Santa Catarina, às 15h30. O Tombense vai receber o Londrina na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 19h.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 2 X 0 TOMBENSE

CEARÁ – Richard; Caíque (Warley), Tiago (Léo Santos), Gabriel Lacerda e Danilo Barcelos; Richardson, Willian Maranhão, Erick (Janderson), Jean Carlos (Guilherme Castilho) e Chay (Erick Pulga); Nicolas. Técnico: Eduardo Barroca.

TOMBENSE – Felipe Garcia; Luis Felipe (Pierre), Augusto (Zé Vitor) e Roger Carvalho; Pedro Costa, Bruno Silva, João Pedro, Egídio (Matheus Frizzo) e Marcelinho (Felipe Cruz); Jaderson, (Luiz Fernando) e Alex Sandro. Técnico: Marcelo Chamusca.

GOLS – Erick, aos 19 minutos do primeiro tempo. Nicolas, aos 31 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Gabriel Lacerda e Willian Maranhão (Ceará); Bruno Silva e João Pedro (Tombense).

ÁRBITRO – Leonardo Ferreira Lima (PR).

RENDA E PÚBLICO – Jogo com os portões fechados.

LOCAL – Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).