Apenas três pontos separam o Atlético-MG do Ceará na classificação do Brasileiro. Mas o confronto em questão entre as duas equipes, que acontece nesta quarta-feira, às 19h, no estádio Castelão, em Fortaleza, manda a campo dois times pressionados pelos resultados recentes. Após ser pego de surpresa pela saída do então técnico Dorival Júnior para o Flamengo, os cearenses estreiam Marquinhos Santos como novo comandante. Já do outro lado, a equipe mineira luta contra a instabilidade das últimas partidas e já vê o treinador Antonio Mohamed ser questionado pela torcida.

Com 14 pontos e próximo da zona de rebaixamento, o Ceará teve nesta terça-feira, o primeiro treino sob orientação do novo comandante. A atividade, que contou com portões abertos, serviu também para aproximar o time da torcida, já que uma reação é tida como fundamental para evitar da zona de rebaixamento.

A equipe alvinegra vem de um 1 a 1 contra o Goiás, mas precisa voltar a vencer para melhorar a sua situação. Nos últimos cinco confrontos, foram quatro empates e somente uma vitória.

Marquinhos Santos não poderá contar com o goleiro João Ricardo, suspenso. Richard, seu substituto imediato, está entregue ao departamento médico, e a opção para encarar o Atlético será Vinícius Machado. Já o lateral Nino Paraíba e o meia Rodrigo Lindoso, que retornam de suspensão, reforçam a equipe.

Mas é no ataque que o novo treinador concentra suas apostas para obter um resultado positivo. Com 16 gols na temporada, Mendoza é a esperança de gols para superar a defesa mineira. Assim, Marquinhos Santos deve optar por uma formação com três atacantes escalando também Vinícius e Cléber na frente.

Atual campeão brasileiro e cotado para repetir a dose ao lado de Palmeiras e Flamengo, o Atlético-MG chega a Fortaleza desgastado pelos resultados dos últimos confrontos. A última vitória na competição foi sobre o Avaí, no dia 29 de maio. De lá para cá, os atleticanos empataram duas vezes (Palmeiras e Santos) e foram derrotados pelo Fluminense no Maracanã.

Os seguidos tropeços tiraram os mineiros da luta pelo topo. Com 17 pontos, o Atlético-MG figura na sexta colocação. A missão de buscar uma reabilitação vai ser dificultada por dois desfalques importantes no meio-campo. Allan e Jair cumprem suspensão pelo terceiro amarelo e devem dar lugar a Otávio e Calebe.

A boa notícia fica por conta do setor defensivo. Nathan Silva é a novidade na zaga e deve compor o setor com Junior Alonso.

A falta de vitórias, no entanto, vem movimentando o ambiente. Um dos jogadores mais experientes da equipe, o atacante Keno tentou tirar um pouco da pressão sobre o comandante após o treino desta terça. Para ele, as responsabilidades precisam ser divididas nos bons e maus momentos.

“Só nós podemos tirar essa pressão. O trabalho está sendo bem feito e o treinador nos passa muita confiança. É o primeiro trabalho dele aqui no Brasil e precisamos ter paciência. Temos que ter responsabilidade, entrar em campo e dar o nosso melhor”, afirmou o jogador.