A Cassa Depositi e Prestiti (CDP), empresa estatal italiana, anunciou que planeja adquirir uma fatia de até 5% na Telecom Italia, num gesto que é considerado positivo para o fundo ativista Elliott Management em sua luta de poder com a Vivendi.

A CDP revelou que planeja comprar a participação no longo prazo e de forma gradual.

Com base no preço de fechamento da ação da Telecom Italia ontem, a fatia de 5% corresponderia a um investimento de cerca de 600 milhões de euros (US$ 735,4 milhões).

A iniciativa da CDP na Telecom Italia pode ajudar a Elliott a desafiar a Vivendi, segundo analistas do ING e Bryan Garnier. A Elliot amealhou uma fatia de mais de 5% na Telecom Italia e vem fazendo pressão para alterar a diretoria da empresa, num confronto diretor com a francesa Vivendi, que detém quase 24% da operadora de telecomunicações italiana.

Por volta da 8h50 (de Brasília), a ação da Telecom Italia operava em alta de 3,2% na Bolsa de Milão, ampliando ganhos de ontem, quando surgiram rumores sobre o plano da CDP.

“o governo italiano e reguladores se mostraram bastante favoráveis ao projeto da Elliott, se opondo à estratégia da Vivendi e a sua crescente influência na empresa”, afirmou o Bryan Garnier em nota.

Separadamente, a Vivendi revelou ontem à noite uma lista de dez candidatos para a diretoria da Telecom Italia, liderada pelo executivo-chefe da empresa, Amos Genish. Cinco dos candidatos são totalmente independentes, segundo os termos regulatórios do país, informou a Vivendi.

A lista será apresentada durante uma reunião de acionistas da Telecom Italia, prevista para 4 de maio.

A Telecom Italia é controladora da TIM Brasil. Fonte: Dow Jones Newswires.