CCXP25 homenageia Selton Mello e traz novidades do cinema e do streaming para 2026

Evento realizado em São Paulo contará também com a presença do ator franco-americano Timothée Chalamet

Divulgação/Diego Padilha
Selton Mello durante participação na edição de 2024 da CCXP Foto: Divulgação/Diego Padilha

Maior festival de cultura pop do mundo, em número de visitantes, a CCXP traz para São Paulo nomes do cinema e do streaming que prometem lotar as salas e os espaços do evento que apresenta as novidades da indústria audiovisual para este final de 2025 e para 2026. Realizado na São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, o evento terá como uma das grandes estrelas desta edição o ator franco-americano Timothée Chalamet. Além dele, o público deve fazer festa por Selton Mello, que é o homenageado deste ano.

O brasileiro será celebrado pela “contribuição à cultura nacional” e por sua trajetória de sucesso como ator, diretor e dublador, destaca a organização da CCXP – que começa nesta quinta-feira, 4, com encerramento no domingo, 7. Selton estará no palco para receber a homenagem e para participar de um painel sobre o filme “Anaconda”, sua estreia em Hollywood.

Marcada para domingo, a sessão contará com a presença do diretor Tom Gormican. Produzido pela Sony Pictures, o longa conta com Jack Black e Paul Rudd. A estreia nas salas de cinema está marcada para o dia 25 de dezembro.

Reconhecido por trabalhos como “O Palhaço”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Meu Nome Não é Johnny” e “Sessão de Terapia”, Selton construiu uma carreira sólida e multifacetada. Outra obra em que seu talento chama atenção é “O Auto da Compadecida”, cuja sequência teve estreia na CCXP24. Também no ano passado, o ator brilhou no longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que conquistou em março o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Chalamet, que já foi convidado da edição 2023, divulgando o filme “Duna: Parte 2”, desta vez estará na comic con para falar de “Marty Supreme”, longa inspirado em um jogador de tênis de mesa famoso e polêmico nos Estados Unidos. A estreia no Brasil dessa produção está prevista para 8 de janeiro. O diretor Josh Safdie também estará presente no painel, que acontece na noite de sexta-feira, 5.

Entre os artistas internacionais, estão escalados Ella Purnell, Walton Goggins, Aaron Moten e Justin Theroux para o painel dedicado à série “Fallout”, do Prime Video, que está na segunda temporada. Eles estarão na CCXP25 na sexta-feira, 5. No dia seguinte, a plataforma levará outro elenco popular, o da série “The Boys”, com as participações de Erin Moriarty, Laz Alonso, Karen Fukuhara, Tomer Capone e Colby Minifie.

Timothée Chalamet marcará presença na CCXP25, em São Paulo

Mais um elenco com alto potencial de aglomeração é o da série “Supernatural”, que completou duas décadas. Batizada de “Road to Hell”, a sessão será na sexta-feira e reúne os atores Misha Collins, Kathryn Newton, Jim Beaver, Rob Benedict e Richard Speight Jr. Foi programada uma experiência com fotos individuais, selfies e autógrafos.

Mais dois momentos com astros estrangeiros para o fã colocar na agenda são os encontros com Tom Wlaschiha, que fez parte de “Game of Thrones” e “Stranger Things”, e Dominic Monaghan, que faz parte de duas produções extremamente populares, “O Senhor dos Anéis” e “Lost”. Eles sobem ao palco na sexta-feira.

Entre os brasileiros, estão Deborah Secco, falando de “Bruna Surfistinha 2” (que está em produção), Lázaro Ramos que vai abordar a nova fase do programa “Espelho”, do Canal Brasil (que retorna para a 16ª temporada; a atração estreou 20 anos atrás); o quarteto Caito Mainier, Daniel Furlan, Raul Chequer e Leandro Ramos, que voltam às telas para a série “Choque de Cultura” (com estreia dia 12 de dezembro, também no Canal Brasil); e José Loreto sobe ao palco no domingo para falar da imersão que fez para viver Chorão, o vocalista da banda Charlie Brown Jr. Dirigida por Hugo Prata e Felipe Novaes, a cinebiografja “Chorão: Só Os Loucos Sabem” será exibida nos cinemas em 2026.

 

O Prime Video também escalou um time de primeira para falar de novidades no streaming. Para mostrar um pouco da nova temporada de “Cangaço Novo”, a empresa convidou Thainá Duarte (Dilvânia), Allan Souza Lima (Ubaldo) e Alice Carvalho (Dinorah). E, para contar sobre o filme “Corrida dos Bichos”, as estrelas são Bruno Gagliasso, Rodrigo Santoro, Isis Valverde e Matheus Abreu. O longa é ambientado em um Rio de Janeiro distópico, onde o mar secou e a paisagem da cidade ganhou outra configuração. Nesse cenário, um dos maiores entretenimentos da cidade é a Corrida dos Bichos, em que apostadores magnatas controlam pessoas de classes baixas, os Bichos, durante uma corrida em busca de um prêmio milionário. O filme acompanha um jovem corajoso na luta para salvar a vida de sua irmã.

O público estimado é de pouco mais de 280 mil visitantes, total somado para os quatro dias do evento. Eles se dividem entre os palcos, a área de games, os estandes e o núcleo dirigido para HQs, batizado de Artists’ Valley. Considerado o “coração do evento”, o espaço receberá nesta edição 428 artistas. O estande da Chiaroscuro Studios terá mais 30 nomes, formando, assim, um line-up com mais de 450 quadrinistas. No Artists’ Valley, o brasileiro Mike Deodato – que trabalhou para títulos como “Avengers”, “Elektra”, “The Incredible Hulk”, “Spider-Man” e “Thor” – é o homenageado do ano.

A parte de cosplay também tem novidade. Um dos grandes atrativos da comic con, o concurso passa a ter três etapas eliminatórias antes da grande final no domingo. Vale lembrar que parte dos visitantes também desfila pelo evento com as roupas de seus personagens favoritos. Além disso, a programação musical foi reforçada: a banda Fresno será a responsável pelo encerramento da CCXP25. O show promete misturar repertório nostálgico e músicas do álbum mais recente, “Eu Nunca Fui Embora”.