A CBF anunciou nesta quarta-feira, 01, o novo calendário do futebol brasileiro, válido a partir de 2026 e que deve continuar até 2029. O evento, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, contou com a presença de dirigentes de clubes das séries A, B, C e D. Os anúncios foram feitos pelo presidente Samir Xaud, que comanda a CBF desde maio de 2025 e pelo coordenador de competições Júlio Avellar, que ficou responsável por apresentar o novo calendário.
A expectativa antes do anúncio era de mudanças significativas no calendário e na estrutura do futebol brasileiro. As mudanças anunciadas atingem os principais torneios do futebol brasileiro: Estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Veja as principais alterações:
Estaduais
Uma das principais bandeiras de Xaud, a redução dos campeonatos estaduais foi um dos anúncios mais importantes. Agora, os torneios que iniciam o calendário do futebol brasileiro foram reduzidos para 11 datas no máximo. O formato do torneio segue a cargo das federações. Os estaduais terão datas-base de início em 11/01 e término 08/03.
Campeonato Brasileiro
Outra mudança marcante foi a antecipação do inicio do Campeonato Brasileiro. Em 2025, por exemplo, o torneio se iniciou na metade de março. A partir de 2026, a data base para o começo da competição será 28 de janeiro, quase dois meses antes, se estendendo até 02/12. O formato do torneio não foi alterado: 20 times se enfrentando em turno e returno, com quatro sendo rebaixados, seis se classificando para a Libertadores (quatro diretas para a fase de grupos e duas para a segunda fase) e outras seis para a Copa Sul-Americana.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil também passou por uma reformulação. A partir do ano que vem, todos os clubes da serie A iniciarão suas participações a partir da 5ª fase, uma antes das oitavas de final. A grande decisão, antes disputada em confrontos de ida e volta, agora será decidida em partida única.
Além disso, serão 126 times na disputa. As cinco primeiras fases serão decididas em jogos únicos. Serão 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste. As oitavas, quartas e semifinal serão em jogos de ida e volta. A final, decidida em jogo único, encerrará o calendário do futebol brasileiro no ano.
Séries B, C e D
As séries de acesso do Brasileirão também sofreram alterações nas datas. A série C começará no dia 5 de abril e terminará no dia 25 de outubro, com apenas duas equipes sendo rebaixadas para a série D. Progressivamente a competição será ampliada: em 2027, aumentará para 24 clubes e em 2028 passará a ter 28 clubes, com uma mudança brusca no formato, que contará com dois grupos de 14 e rebaixamento de quarto equipes.
Já a série D teve um aumento significativo das datas. O torneio começará em 5 de abril e será encerrado no dia 13 de setembro, saindo de 64 para 96 clubes, significando um aumento de 100 partidas no torneio.
Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa Sul-Sudeste
A partir de 2026, as equipes brasileiras que disputarem campeonatos continentais, como Libertadores e Sul-Americana, não disputarão torneios como a Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa Sul-Sudeste, novo torneio apresentado no evento de hoje. Além disso, serão torneios que não serão desmembrados ao longo do ano e não conflitarão com os estaduais.
Todos os três torneios serão disputados entre os dias 25 de março e 7 de junho. A Copa do Nordeste passará a contar com 16 equipes, quatro a menos do que o modelo atual. Já a Copa Verde, disputada por equipes da Região Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo, terá um aumento de 30 para 70 partidas.
A Copa Sul-Sudeste, novidade no calendário, contará com 42 partidas entre equipes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sem contar com equipes que participam dos torneios continentais. Ao todo, serão 12 equipes e o campeão se garante na terceira fase da Copa do Brasil. A classificação para o torneio se dará pelo desempenho nos campeonatos estaduais e possíveis torneios seletivos, ainda não estipulados.
Novas alterações
Além dos principais destaques anunciados por Avellar, o presidente da CBF salientou que novas transformações serão aplicadas nos próximos meses para aprimorar o futebol nacional em diversos aspectos, como arbitragem, implementação do impedimento semiautomático, sustentabilidade financeira, entre outros.
“Os estudos para o fair play financeiro estão em estágio avançado e em novembro vamos anunciar as regras para o novo sistema de sustentabilidade financeira no futebol brasileiro. Também estamos finalizando os estudos para a implantação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro já para 2026”, enfatizou Xaud.
Xaud também fez questão de salientar que as mudanças anunciadas são um “embrião” de um novo futebol brasileiro. “2026 ainda será um ano de transição. Toda caminhada precisa de um primeiro passo, que está sendo dado hoje”, afirmou.