A Confederação Brasileira de Atletismo prometeu entrar com medidas judiciais diante da declaração do comentarista Adrilles Jorge, ex-BBB e integrante da Rádio Jovem Pan. Após a prova de Darlan Romani, que quase rendeu uma vaga no pódio ao brasileiro, Adrilles exclamou falas consideradas ofensivas pela entidade, que emitiu uma nota de repúdio.

+ Vice-presidente do COB revela que Branco culpou os jogadores por polêmica dos agasalhos

+ Brasil tem menos investimento, mas aproveita legado de 2016 e inclusão de novos esportes

+ Estados Unidos lideram quadro de medalhas de Tóquio; Brasil fica em 12º

“É um esporte de m… que ninguém quer assistir, e tem que patrocinar uma porcaria dessa”, disse no Programa Pânico, da Rádio Jovem Pan.

Vale frisar toda a história de superação de Romani dentro do esporte. O atleta chegou a treinar em um terreno baldio por complicações da Covid-19 e, mesmo sem técnico, alcançou o quarto lugar nos Jogos Olímpicos.

Em nota, a CBAt relembrou a relevância histórica da modalidade e ressaltou a tradição do arremesso de peso dentro da Olimpíada.

Confira a nota na íntegra

Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) manifesta sua indignação e repúdio aos comentários feitos pelo “escritor” Adrilles Jorge no Programa Pânico, na Rádio Jovem Pan, quando menosprezou, utilizando palavra de baixo calão, a prova do arremesso do peso, especialidade em que o brasileiro Darlan Romani terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “É um esporte de M que ninguém quer assistir e tem que patrocinar uma porcaria dessas”, disse Adrilles, fazendo o seu julgamento de ódio e desmerecendo a modalidade e os atletas que a praticam. A CBAt comunica que já acionou seu departamento jurídico para tomar todas as medidas cabíveis. O atletismo é o esporte-base para todas as demais modalidades e um dos mais inclusivos e democráticos, pois abre a possibilidade da prática esportiva a pessoas de todos os biótipos. O atletismo está no programa olímpico desde a Antiguidade e nos Jogos da Era Moderna desde a primeira edição, em 1896. O arremesso do peso é uma prova tradicional no esporte. A categoria masculina é disputada desde os primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas-1896. Já a feminina passou a integrar o programa olímpico do atletismo em Londres-1948.